No último sábado (31), uma experiência surpreendente marcou a pescaria de Mateus Pimenta do Prado, guia de pesca e motorista que trabalha em Brusque. Durante uma saída com dois colegas em Balneário Piçarras, Mateus registrou uma cena rara: uma baleia saltando bem próxima à embarcação. O momento foi descrito como “incrível” pelo pescador.
Mateus contou detalhes da vivência durante entrevista à Cidade FM. Ele saiu de casa às 5h da manhã e entrou no mar por volta das 6h. A primeira aparição da baleia foi à distância, mas o que impressionou mesmo foi o segundo encontro, por volta das 11h.
“Não é raro ver a aparição da baleia no mar, todo mundo vê, só que não da forma com que aquela apareceu”, contou Mateus.
A bordo da lancha estavam também Igor, de Penha, e Leonardo, de Florianópolis. Segundo Prado, a aproximação da baleia foi tão próxima que foi possível olhar nos olhos do animal.
“Ela passou no bico da lancha ali, menos de 2 metros da gente, deu para olhar assim, no olho do animal, parece que sentiu uma sensação como se estivesse conectado com o animal”, descreveu.
Mateus, que atua como guia de pesca desde o início deste ano, já avistou baleias em outras ocasiões, mas nunca tão de perto. Ao fim da entrevista, ele explicou que costuma sair de Balneário Piçarras com frequência, e complementou onde a aparição destes animais é mais comum. “Perto da Ilha Feia e a Ilha Itacolomi são uns dos lugares mais comuns de avistar elas no período do inverno”.




