Mais de 45 mil focos do Aedes aegypti são registrados em Santa Catarina

Novos dados relacionados à dengue foram divulgados pela secretaria de Estado da Saúde (SES), no Informe Epidemiológico que compreende até 2 de junho de 2025. De acordo com a secretaria, foram registrados 45.623 focos do mosquito Aedes aegypti em 258 municípios de Santa Catarina. Também ocorreram 91.265 notificações de dengue, sendo que 27.297 foram considerados casos prováveis.

Neste período foram confirmados dez óbitos por dengue. Outros cinco óbitos estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da SES. Dos 295 municípios catarinenses, 181 são considerados infestados pelo vetor.

“No outono, os casos de dengue em Santa Catarina continuam a preocupar. Mesmo com a redução das temperaturas, que geralmente desacelera a reprodução do mosquito Aedes aegypti, observamos que os números revelam a necessidade de prosseguir com as medidas preventivas para evitar um possível surto”, destaca Fábio Gaudenzi, Superintendente de Vigilância em Saúde.

A partir deste informe nº 11/2025, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a publicação passa a ser mensal, trazendo um panorama detalhado das arboviroses (dengue, chikungunya e Zika) em Santa Catarina.

Casos de Chikungunya

O informe também registrou a ocorrência de 2.257 notificações de chikungunya no estado. Dessas, 838 foram considerados casos prováveis, sendo que 624 foram confirmados. Na comparação com o mesmo período do ano 2024, quando foram registrados 118 casos prováveis, observa-se um aumento de 610,2%. Também foram confirmados quatro óbitos.

Ações para eliminar o mosquito

A colaboração da população é essencial para conter a propagação das arboviroses em Santa Catarina. Por isso, medidas simples devem ser tomadas para evitar casos de dengue e chikungunya. São elas:

- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;

- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;

- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;

- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;

- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;

- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;

- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

Moto elétrica pega fogo dentro da garagem de residência

Uma moto elétrica pegou fogo na garagem de uma casa no bairro Ariribá, em Balneário Camboriú. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros ao endereço por volta das 06h50 desta sexta-feira (6). As chamas já haviam sido controladas pelos moradores quando as duas equipes chegaram ao local. Eles usaram uma mangueira de jardim. Conforme as fotos mostram, o incêndio causou danos ao equipamento e ao gesso da garagem que caiu. A fuligem...
Continuar lendo...

Ataque a facadas mata um e fere outro em Porto Belo

Um homem foi morto a facadas e outro ficou ferido na tarde desta quinta-feira (5), no bairro Perequê, em Porto Belo. O caso foi registrado por volta das 17h55, na Rua Beija Flor. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal tinha quatro perfurações pelo corpo. Ao chegar ao local, a equipe dos bombeiros já encontrou o homem sem vida e caído na via pública, em parada cardiorrespiratória e com pupilas dilatadas. Segundo relatos de...
Continuar lendo...

Mãe é presa suspeita de abandonar o filho em casa

Uma mulher foi presa por ser suspeita de ter abandonado o filho de seis anos sozinho em casa. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (5), no bairro Warnow, em Indaial. Segundo a Polícia Militar, a criança não tinha qualquer tipo de supervisão. O Conselho Tutelar estava verificando uma denúncia de abandono de incapaz em um imóvel na Rua Chico Xavier. No local, as equipes encontraram o menino que, além de estar sem qualquer tipo de...
Continuar lendo...