Na tarde desta segunda-feira (9), a reportagem da Rádio Cidade esteve na rua Luiz Rafael Flor, no bairro Nova Brasília, para ouvir a reclamação dos moradores sobre as condições da via. A rua, que é uma transversal da NB04 e da rua Joaquim Zucco, apresenta trechos com asfalto deteriorado e desníveis perigosos, dificultando o tráfego de veículos, principalmente em dias de chuva.
Segundo o morador Natan Nascimento, que vive na região há cerca de 10 anos, a rua conta com trechos asfaltados e outros em concreto, mas o desgaste do tempo e o trânsito intenso de carros e caminhões agravaram o problema. “Hoje, como tu pode ver, não tem como subir dois carros ou descer ao mesmo tempo. O asfalto está só no meio da pista e é difícil de subir. Tem 36 famílias morando lá em cima, fora os moradores daqui”, explicou.
Natan relatou ainda que já procurou os órgãos públicos. “Há cerca de dois meses, o Samae esteve aqui e fez três aberturas para manutenção. A Secretaria de Obras foi acionada via ouvidoria e até veio, mas só tapou buracos na parte de cima da rua, deixando o restante sem manutenção”, afirmou.
O morador também apontou um ponto crítico de desnível entre o asfalto e o concreto, que chega a danificar os veículos. “É muito baixo. Quando a gente sobe ou desce com o carro, bate embaixo. Já aconteceu comigo.”
Para Natan, a solução ideal seria um novo recapeamento. “Na parte superior já tem uma camada de asfalto e no início da rua também. Esse trecho do meio precisava receber uma nova malha.”