Prefeitura de Guabiruba reforça proteção à infância com ação nas escolas

No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, conclui uma importante ação de conscientização com os alunos do 8º ano da Rede Municipal de Ensino. O projeto, iniciado em abril, teve como objetivo promover reflexões sobre os impactos do trabalho infantil e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes do município.

Desenvolvido por meio de rodas de conversa entre estudantes, professores e a equipe técnica da Secretaria, o projeto buscou abrir espaço para o diálogo, sensibilizando os jovens sobre seus direitos e o papel da sociedade na garantia de uma infância segura, livre e protegida.

Como parte das atividades, foi realizado um concurso de produção de panfletos informativos, no qual os alunos puderam expressar suas ideias e aprendizados de forma criativa. A estudante Schaila Maria Boos, da Escola Municipal Ana Othília Schlindwein, foi a vencedora. Seu panfleto, que destaca de forma clara e sensível a importância de combater o trabalho infantil, está sendo distribuído em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

A ação reforça o compromisso da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego com a causa e o papel da educação como ferramenta de transformação social. "Proteger a infância é potencializar o futuro" – este é o lema que acompanha a mobilização e resume o espírito do projeto.

Neste 12 de junho, Guabiruba se une ao movimento global de combate ao trabalho infantil, levando informação, promovendo debate e valorizando a infância como etapa fundamental para o desenvolvimento humano e social.

MPSC denuncia trio por homicídio qualificado e esquartejamento em Vidal Ramos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga, denunciou três homens pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, vilipêndio, ocultação de cadáver e fraude processual. A denúncia descreve um crime de extrema brutalidade ocorrido no dia 1º de abril em Vidal Ramos, município do Alto Vale do Itajaí com apenas seis mil habitantes. A...
Continuar lendo...

Escola de Brusque é exemplo na construção de vínculos e prevenção de violência

O Projeto Escola Restaurativa chegou na Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, em Brusque na última quarta-feira (11/06). Mais de 140 participantes entre estudantes, professores, colaboradores e demais integrantes da rede de educação municipal e estadual vivenciaram uma jornada de escuta, pertencimento e construção coletiva de vínculos.  Projeto Escola Restaurativa é uma iniciativa do Grupo Gestor de...
Continuar lendo...

Homem é condenado por matar outro a facadas após discussão por música alta

Um homem irá cumprir 12 anos de prisão por matar outro a facadas após uma discussão motivada pelo volume de música em Palhoça. O Tribunal do Júri aceitou a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou o réu por homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima.  Segundo a denúncia da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, o crime...
Continuar lendo...