Conferência debate políticas para idosos em Brusque

Na última sexta-feira (13), o auditório da Uniasselvi foi palco da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Brusque. Promovido pelo Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e da população idosa do município.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência proporcionou um espaço de formação, debate e avaliação das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. O objetivo foi analisar se as ações destinadas à pessoa idosa estão em conformidade com a legislação vigente e apontar a necessidade de atualização dos instrumentos legais, considerando as transformações sociais e os avanços científicos relacionados ao envelhecimento.

Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento de quaisquer formas de violência, abandono social e familiar;
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Brusque, Simone Beatriz Montibeller Schlindwein, destacou a importância da mobilização social.

“Foi um dia de muito aprendizado, debate e construção coletiva. As propostas discutidas nos eixos temáticos foram votadas em plenária e serão encaminhadas aos gestores públicos para que possam tomar conhecimento e adotar providências em prol da população idosa de Brusque”, ressaltou.

Ela também fez questão de agradecer o apoio da sociedade. “Nossa gratidão à comunidade brusquense e, especialmente, às empresas que destinam parte do imposto de renda ao Fundo Municipal do Idoso, que permitiu custear todo o evento. Agradeço ainda aos conselheiros, à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e aos representantes do poder público que estiveram conosco”, completou.

O próximo passo será formalizar os encaminhamentos resultantes dos debates, fortalecendo as políticas públicas voltadas à pessoa idosa no município.

Escola representa Brusque em projeto nacional de cidadania e controle social

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Maluche, está se destacando no cenário educacional ao participar da edição 2025 do projeto “Estudantes em Movimento”, uma iniciativa de abrangência nacional promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com apoio da Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria de Transparência e Accountability. A escola participa do projeto na categoria de boas práticas, que envolve...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Secretário detalha curso gratuito para condução de autopropelidos em Brusque

Na tarde desta segunda-feira (16), o Secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Andrade, foi o entrevistado no programa Conexão 92, para falar sobre o curso gratuito de autorização para condução de veículos autopropelidos, como scooters e bicicletas elétricas. Durante a entrevista, Emerson criticou a ausência de critérios claros por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite a...
Continuar lendo...

Pacientes do SUS começam a receber canetas de insulina reutilizáveis a partir deste mês

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, neste mês, a transição para um novo modelo de aplicação de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, os pacientes que utilizam insulina humana NPH e insulina humana regular por meio de canetas começarão a receber um novo dispositivo: a caneta reutilizável com refis, substituindo gradualmente as canetas descartáveis. A ação é...
Continuar lendo...