(VÍDEO) Hospital Azambuja pode iniciar atendimentos oncológicos em até 60 dias

O Hospital Azambuja, em Brusque, está mais próximo de ser habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). No dia 25 de junho, a instituição recebeu uma vistoria técnica do Ministério da Saúde, acompanhada por equipes do Estado e do município, para avaliar a estrutura destinada ao tratamento de pacientes oncológicos.

E foi na manhã desta segunda-feira (30) que o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, e o gerente de Recursos Humanos, Marcilio Cesar Ghislandi, conversaram com a bancada do Rádio Revista Cidade sobre a nova unidade.

Na entrevista, Gilberto contou que, durante a inspeção, foram visitados os setores por onde os pacientes passarão, como ambulatório, pronto-socorro, centro de imagens, internação e UTIs. A estrutura foi elogiada pela equipe federal, segundo Bastiani.

“A equipe do Ministério da Saúde até elogiou muito a estrutura do Hospital Azambuja, muita estrutura técnica de pessoas e também a parte de equipamentos”, disse.

A expectativa é que a portaria de habilitação seja emitida em até 60 dias, e os atendimentos comecem cerca de 30 dias após a publicação, já que a equipe está contratada e os fluxos internos foram definidos.

A estrutura montada atenderá pacientes de Brusque e das cidades vizinhas, como Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista, abrangendo uma região de aproximadamente 400 mil habitantes, com previsão de até mil atendimentos oncológicos por ano. De acordo com o gestor hospitalar, o número de funcionários chega próximo dos 60.

“Ao todo, são 60 funcionários envolvidos no serviço da oncologia. Então, desde a parte de quimioterapia, a parte de farmácia, a parte de internação clínica, a parte de UTIs, centro cirúrgico. Então, ao todo, uns 60 funcionários, mais ou menos”, finalizou.

Com a novidade prestes a se concretizar, cresce a expectativa de que muitas famílias de Brusque e região não precisem mais enfrentar longas viagens para outras cidades em meio à dura batalha física e emocional contra o câncer.

Pai suspeito de engravidar filha é encontrado morto na prisão

Morreu na prisão o suspeito de engravidar a própria filha duas vezes, em Joinville. A informação foi divulgada neste domingo (29), pela Polícia Civil, três dias após sua prisão. Segundo a PC, ele teria cometido suicídio dentro da cela. Ele foi preso por ser suspeito de estuprar a própria filha – que engravidou duas vezes – e cometer o mesmo crime contra a neta de seis anos. A criança também...
Continuar lendo...

Foragido por estupro é preso pela Polícia Militar

Um foragido por estupro foi preso pela Polícia Militar na tarde deste domingo (29). O fato foi registrado no bairro Bateias, em Gaspar, por volta das 16h40. Segundo a PM, uma guarnição fazia rondas pela localidade quando avistou um homem no pátio de uma residência. Os policiais já tinham conhecimento de que esse indivíduo já tinha um mandado de prisão contra si, referente ao crime previsto no Artigo 213 do Código Penal: o...
Continuar lendo...

Visconti deve se filiar ao PL e disputar vaga na Câmara dos Deputados em 2026

Danilo Visconti, que foi candidato a prefeito de Brusque nas eleições municipais de 2024, teve seu nome confirmado como pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. A confirmação foi feita neste domingo (30) pelo padre Kelmon Luís da Silva Souza, que concorreu à Presidência da República em 2022 pelo PTB. Em entrevista à reportagem da Cidade FM, Kelmon afirmou que a ideia é filiar Visconti ao...
Continuar lendo...