Campanha da UNIFEBE beneficia instituições de Brusque

A Campanha Inclusão em Ação, realizada pelo curso de Educação Especial da UNIFEBE, arrecadou mais de 480 kits, com produtos de higiene, alimentos não perecíveis e cobertores. Os donativos foram entregues pelos estudantes e professores do curso para as instituições que prestam serviços de acolhimento, assistência e educação às pessoas com deficiência. Entre elas a Escola Charlotte, a Associação de Pais e Amigos do Autista – AMA Brusque, Lar Menino Deus e o Lar Sagrada Família.

Inclusão em Ação

Resultado das atividades desenvolvidas durante a Curricularização da Extensão do curso, a campanha ocorreu ao longo do semestre e envolveu todos os acadêmicos do curso de Educação Especial, além da comunidade acadêmica e externa.

Para dar início à arrecadação dos donativos, os estudantes elaboraram materiais informativos como panfletos, cards, vídeos de apresentação e vídeos em Libras para publicar no perfil do Instagram @inclusaoemacao_doe.  As atividades culminaram na ação “Meias Coloridas”, em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, e no lançamento da campanha para a Escola Charlotte. Após a produção do conteúdo digital e do início oficial de arrecadação, os acadêmicos realizaram visitas às salas de aula e desenvolveram ações durante os intervalos, para engajar ainda mais a comunidade acadêmica, apresentar a campanha e arrecadar doações.

A campanha surgiu com o intuito de divulgar, fomentar e sensibilizar a comunidade sobre a diversidade e a importância da inclusão, ressalta a coordenadora do curso de Educação Especial da UNIFEBE, professora Raquel Maria Cardoso Pedroso. “Ao envolver a sociedade e incentivar a solidariedade, buscamos criar um movimento plural, onde cada ação conta para construir um ambiente mais equânime e acessível para todos. É fundamental que todo cidadão compreenda que a inclusão não é apenas uma responsabilidade das instituições, mas de toda a sociedade. Juntos, por meio de ações concretas, podemos transformar a realidade das pessoas com deficiência e garantir que cada indivíduo tenha espaço para se desenvolver, ser respeitado e incluído”, enfatiza.

Participar do desenvolvimento do projeto foi uma experiência enriquecedora, revela a acadêmica Grasielli Aparecida de Almeida, da 6.ª fase de Educação Especial. “Desde o início, mergulhamos de coração aberto nessa iniciativa, movidos pelo desejo de colaborar com quem já faz um trabalho tão essencial na nossa sociedade. Mais do que uma simples campanha solidária, esse projeto me permitiu vivenciar na prática os valores da empatia, do respeito e da responsabilidade social.  Foi extremamente gratificante perceber o impacto positivo que pequenas ações podem gerar na vida das pessoas e sentir o quanto essa vivência contribuiu para a construção do meu olhar profissional, reforçando a certeza de que a transformação começa com atitudes simples, mas cheias de significado”, completa.

Para a coordenadora, a ação proporcionou aos acadêmicos uma experiência prática de engajamento social, comunicação, organização de campanhas e fortalecimento dos vínculos entre universidade e sociedade. “A Curricularização da Extensão do Curso de Licenciatura em Educação Especial, mais uma vez, reforçou a importância do envolvimento estudantil com as realidades locais, promovendo a inclusão e o exercício da cidadania ativa”, conclui a professora.

Além das doações de estudantes e comunidade em geral, a campanha contou com o apoio da empresa Irmãos Hort, com a doação de aproximadamente 750 itens, e de pais da Espaço de Educação Renascer Extracurricular, com cerca de 180 donativos.

Polícia prende casal em motel com quase 200 quilos de maconha

  No domingo (29), um homem de 34 anos e uma mulher de 37 foram presos em flagrante com 197 quilos de maconha, em um pátio de motel, na comunidade de Linha Araçá, interior de Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina. O veículo, com placas clonadas, estava sendo monitorado desde o Paraná e foi localizado já em território catarinense. O carro foi encontrado estacionado no pátio de um motel e exalava um forte odor de...
Continuar lendo...

Pai é agredido, mas se recusa a ir ao hospital para não deixar filhos sozinhos

Um homem foi vítima de agressão física, mas recusou ser encaminhado ao hospital para poder ficar em casa e cuidar dos filhos. O caso aconteceu na noite deste domingo (29), em Blumenau. O Corpo de Bombeiros optou por não divulgar mais detalhes do endereço para não expor os envolvidos. O agressor já havia sido detido pela Polícia Militar quando a equipe de socorro chegou ao local, mas a vítima estava ferida. Segundo a...
Continuar lendo...

Rio Itajaí-Mirim recebe mutirão de limpeza na margem esquerda

Teve início na última sexta-feira (27) uma importante ação de limpeza e manutenção das margens do rio Itajaí-Mirim, na Beira-Rio no lado esquerdo, abrangendo toda sua extensão, do final da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira até a Ponte Estaiada. A ação contou com uma equipe de 15 servidores, divididos para atuar nas diferentes frentes de trabalho, sendo três profissionais dedicados à poda,...
Continuar lendo...