Após a publicação da matéria “Visconti deve se filiar ao PL e disputar vaga na Câmara dos Deputados em 2026”, que informava sobre a confirmação de Danilo Visconti como pré-candidato a deputado federal pelo Partido Liberal (PL), o diretório municipal da sigla em Brusque se posicionou oficialmente por meio de nota à imprensa.
O prefeito André Vechi, presidente do PL de Brusque, contestou as informações divulgadas e esclareceu que não houve qualquer contato ou tratativa entre Visconti e a direção local do partido.
Na nota divulgada nesta segunda-feira (30), Vechi informou que foi procurado pela imprensa local para comentar “uma publicação que aponta uma suposta filiação do ex-candidato a prefeito Danilo Visconti à sigla, com vistas a uma possível candidatura à Câmara dos Deputados em 2026”.
O presidente do diretório municipal foi enfático ao esclarecer que, apesar da autonomia concedida pelo PL estadual para a articulação de candidaturas proporcionais, “em nenhum momento houve contato ou tratativa por parte de Danilo Visconti com a direção local da legenda”.
A declaração contrasta com as informações divulgadas pelo padre Kelmon Luís da Silva Souza, que havia confirmado no domingo (30) o nome de Visconti para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PL, com filiação prevista para 15 de julho, em Brasília.
Em sua nota oficial, o PL de Brusque reafirmou “seu compromisso com a construção de candidaturas viáveis e representativas para Brusque e região, pautadas pelo diálogo, pelo respeito e, sobretudo, pela transparência”.
Vechi destacou que o objetivo do diretório municipal é “resgatar o protagonismo político do município em Santa Catarina e no Brasil, sempre de forma responsável e alinhada com os princípios democráticos que norteiam nossa atuação”.
A situação revela uma possível divergência entre as articulações nacionais do partido e a direção municipal. Enquanto Kelmon anunciou a filiação de Visconti seguindo orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro, e com evento previsto na presença de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, o diretório local de Brusque nega qualquer conhecimento ou participação nas tratativas.
Nota do PL na íntegra:
“O Diretório Municipal do Partido Liberal (PL) de Brusque informa que foi procurado pela imprensa local, na manhã desta segunda-feira (30), para comentar uma publicação que aponta uma suposta filiação do ex-candidato a prefeito Danilo Visconti à sigla, com vistas a uma possível candidatura à Câmara dos Deputados em 2026.
A esse respeito, o diretório esclarece que, embora o PL estadual tenha conferido autonomia ao diretório municipal para a articulação de candidaturas proporcionais – tanto à Assembleia Legislativa quanto à Câmara Federal – em conjunto com partidos aliados, em nenhum momento houve contato ou tratativa por parte de Danilo Visconti com a direção local da legenda.
O PL Brusque reitera seu compromisso com a construção de candidaturas viáveis e representativas para Brusque e região, pautadas pelo diálogo, pelo respeito e, sobretudo, pela transparência. Nosso objetivo é resgatar o protagonismo político do município em Santa Catarina e no Brasil, sempre de forma responsável e alinhada com os princípios democráticos que norteiam nossa atuação.”
André Vechi
Presidente do PL de Brusque