A 25ª edição do Almoço de Ideias, promovida pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), reuniu, nesta segunda-feira (30), empresários e lideranças da região na Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento trouxe como palestrante o empresário Guilherme Bertani, presidente da Docol e da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que abordou o tema “A força da união: A história da Docol e o poder do associativismo”.
Cenário mundial em transformação
Em entrevista à Cidade FM antes da palestra, Bertani destacou as incertezas do cenário global atual. “Pra onde vai o mundo? Depois dessas mudanças recentes, acho que ninguém sabe, na verdade. Estamos ganhando uma nova dinâmica, em função de que, realmente, os atores do cenário mundial estão mudando”, observou o executivo.
O presidente da Docol enfatizou que a liderança mundial não está mais concentrada nos mercados tradicionais. “A gente sempre se olhou muito pra Europa e, na verdade, hoje a Europa está na rabeira no mundo também. Os países que lideram a transformação estão na Ásia, no Oriente Médio; não estão mais nos mundos que a gente conhecia”, analisou.
Inovação como estratégia
Diante das transformações globais, Bertani revelou que a Docol tem apostado na inovação como diferencial competitivo. “Nós, da Docol, sempre apostamos na inovação como sendo a grande fortaleza da empresa. Então, ampliamos a área de inovação para desenvolver novas ideias, novos projetos, e estamos entrando em outros segmentos de mercado também”, explicou.
A empresa, fundada em 1956, transformou-se, ao longo das décadas, em uma das maiores fabricantes de metais sanitários do país, mantendo posição de liderança no mercado nacional e exportando para todos os continentes. Durante sua apresentação, Bertani destacou que a “Docol é uma empresa que se destaca pela qualidade, design, inovação e compromisso com a sustentabilidade”.
Relevância do associativismo
Para Marlon Sávio Sassi, presidente da ACIBr, a escolha de Bertani como palestrante se justifica pelo momento desafiador que o empresariado enfrenta. “Vivemos momentos de reforma tributária, conflitos internacionais, a inteligência artificial dando um novo sentido para as indústrias e para a nossa vida”, contextualizou.
Sassi ressaltou a importância de trazer experiências de sucesso para os mais de 850 associados da entidade. “É um empresário de sucesso, de uma empresa que nos orgulha em Santa Catarina, a Docol. É presidente da Associação Empresarial de Joinville, tem uma história de alpinismo, edição de livros”, destacou o dirigente.
A vice-presidente da ACIBr e da Facisc, Rita Cassia Conti, que sugeriu o nome do palestrante, enfatizou a relevância de trazer um empresário catarinense de projeção internacional. “Trazer um palestrante de Santa Catarina, que faz produtos aqui e consegue colocar no mundo todo, é muito bacana”, afirmou.
Oportunidades no Brasil
Apesar dos desafios globais, Bertani mantém otimismo em relação ao mercado brasileiro. “É lógico que o Brasil ainda é um celeiro de oportunidades. E a gente sofre com isso, porque o cenário de concorrência também muda em função dessas alternativas”, ponderou.
O executivo reforçou que a Docol continua focada em seu core business, relacionado à água, mas busca expandir para segmentos carentes de produtos inovadores. “Estamos entrando em outros segmentos de mercado também, segmentos que a gente vê que são carentes de produtos inovadores. É lógico, tudo relacionado sempre com a água, que é onde a Docol sempre se inspirou”, concluiu.
O evento contou com a participação de empresários da região, além de lideranças políticas locais e dirigentes de entidades associativas estaduais.