A Sociedade do Pelznickel encerrou o primeiro semestre de 2025 com importantes avanços, tanto na construção do novo espaço no Parque Municipal de Guabiruba, quanto na visibilidade da tradição de Guabiruba dentro e fora do estado. A participação em eventos como o BNT Mercosul, um dos principais encontros do setor turístico da América do Sul, e a presença na Festa da Integração de Guabiruba, além dos avanços nas obras, marcaram os primeiros seis meses do ano.
A movimentação reflete não só o compromisso da entidade com a preservação cultural, mas também com a construção do espaço que irá abrigar as futuras edições da Pelznickelplatz, evento que já consolidado como um dos maiores atrativos turísticos de Guabiruba e região.
Obras no Parque
De acordo com o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, o primeiro semestre foi dedicado a uma série de etapas fundamentais para o desenvolvimento do novo espaço. “Avançamos muito. Finalizamos a abertura do caminho na mata, fizemos o plantio de árvores e grama, além da terraplenagem das áreas que vão receber a capela de São Nicolau, a Casa do Sackmann, da Christkindl e o depósito de materiais”, explica.
Outros marcos importantes foram a construção das paredes da gruta de pedra, onde será montado o Presépio Vivo, além da finalização do projeto para construção de uma casa em estilo enxaimel, obtenção de todos os alvarás, ligação da energia elétrica e aquisição de dois containers para apoio e depósito de materiais.
As próximas etapas já estão definidas. “Agora seguimos com a instalação dos containers, que vão receber cobertura e pavimentação com lajotas na área entre eles. Também daremos início à construção da base em concreto para Casa Enxaimel e do teto da gruta de pedras”, destaca Vandrigo.
O presidente reforça ainda que, apesar de o primeiro semestre ter sido mais focado em etapas técnicas e estruturais, no segundo semestre o envolvimento dos membros da Sociedade deve se intensificar. “Com o início das construções, certamente teremos mais convocações para mutirões e atividades coletivas, que fazem parte da essência da nossa Sociedade”, afirma.
Participação em eventos
Outro marco importante do semestre foi a participação da Sociedade do Pelznickel na BNT Mercosul, realizada em Balneário Camboriú, a convite do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em parceria com a Prefeitura de Guabiruba.
De acordo com o vice-presidente, Jocimar Fischer, a presença no evento teve papel estratégico na consolidação do Pelznickel como um importante atrativo cultural e turístico do Vale Europeu Catarinense. “O convite é um reconhecimento muito significativo do trabalho que fazemos e da importância da tradição. A participação na BNT fortalece nossa presença na rota do turismo cultural de Santa Catarina e abre portas para novas parcerias, além de reforçar que nossa cultura é também uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social para a região”, destaca.
A Sociedade do Pelznickel também esteve presente na Festa da Integração, onde novamente manteve sua loja de produtos oficiais e fortaleceu a presença na área de alimentação, contando também com a venda de mini pizzas, comandada pelo conselheiro fiscal e ex-presidente Fabiano Siegel e sua esposa Wanneida, ampliando as opções para o público.
“O evento foi um sucesso. Com um público estimado em quase 40 mil pessoas, foi uma grande vitrine para reforçar a tradição, gerar recursos para a entidade e, principalmente, manter viva a nossa presença no imaginário das famílias. Muitos já saem de lá empolgados, aguardando ansiosamente pela Pelznickelplatz em dezembro, agora no novo local”, reforça Vandrigo.
Segundo semestre
A agenda da Sociedade no segundo semestre promete ser movimentada. Entre os destaques está a realização da terceira edição da PelznickelTag - Encontro Estadual de Pelznickels, em setembro, além da participação no Festival de Etnias de Balneário Camboriú, ampliando ainda mais a presença da tradição no circuito turístico e cultural da região.
Também estão previstos eventos em contrapartida aos projetos viabilizados pela Lei Rouanet, além de mais mutirões e encontros internos voltados para os membros e para o avanço das obras no Parque Municipal.
O planejamento para a 13ª edição da Pelznickelplatz, que acontecerá pela primeira vez no novo espaço, já está em andamento. A estrutura seguirá o mesmo conceito das edições anteriores, mantendo o trajeto na mata como atração principal, agora em um espaço mais amplo, com novas construções, como a gruta de pedras e a casa do Opa, Oma e Sackmann.
Uma das grandes novidades será a área gastronômica, que contará com mais opções e maior capacidade para atender o público. “O maior desafio nesse momento é estruturar um espaço tão grande quanto o nosso projeto exige. Isso envolve mais custos, mais mão de obra e mais logística. Mas temos certeza de que, assim como sempre foi, vamos superar tudo isso com união, trabalho e apoio da comunidade”, destaca Vandrigo.
O presidente também destaca o seu agradecimento a todos que estão contribuindo para essa nova fase. “Agradecemos especialmente às empresas parceiras que acreditaram no projeto e viabilizaram recursos via Lei Rouanet e também o poder público de Guabiruba. E deixamos o convite aberto a todos que quiserem apoiar, seja como parceiro, colaborador ou voluntário. Estamos construindo algo que é muito maior do que um espaço físico. Estamos construindo um legado para a cidade, para a cultura e para as futuras gerações”, finaliza.