A Fundação Cultural de Brusque oficializou, por meio do Edital de Premiação nº 03/2025, o reconhecimento de seis importantes iniciativas que agora passam a integrar a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Brusque. A ação visa valorizar e fortalecer agentes culturais que atuam de forma continuada no município, em sintonia com a política nacional de cultura viva.
Foram reconhecidas quatro entidades com CNPJ e dois coletivos culturais informais, evidenciando a riqueza, a diversidade e o protagonismo das expressões culturais locais.
O reconhecimento como Pontos de Cultura permite que essas iniciativas passem a integrar uma rede colaborativa, com maior visibilidade institucional e possibilidades de articulação, parcerias e apoio a projetos culturais de base comunitária. A iniciativa também representa um importante passo na construção de políticas públicas voltadas à cultura participativa e territorializada.
A Fundação Cultural de Brusque ressalta que a premiação visa fortalecer ações culturais já existentes, valorizando a atuação contínua de coletivos e organizações da sociedade civil que mantêm viva a produção cultural local.
Confira as iniciativas contempladas:
Entidades com CNPJ:
R$ 37.500,00
- Centro de Direitos Humanos de Brusque
- Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque
- Sociedade Amigos de Brusque e de Apoio ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim
- RPPN Chácara Edith – Instituto Ambiental Brüderthal
Coletivos informais:
R$26.500,00
- Teatro Casa Amarela
- Grupo de Capoeira Barro Negro