Moradores do bairro Guabiruba Sul, em Guabiruba, estão preocupados com os impactos de uma obra de barragem realizada aos fundos das residências na região. A intervenção, autorizada pela prefeitura e executada por uma empresa terceirizada, tem causado alagamentos durante chuvas fortes. A moradora Daiane Holstein afirma que desde o início das obras não houve diálogo com a comunidade. “Quando eles começaram a obra, ninguém veio falar com o pessoal, fazer uma reunião. Todo mundo ficou preocupado”.
Daiane relata que procurou a Defesa Civil após os alagamentos no verão passado, mas não obteve soluções concretas. “Eles pediram para a gente fazer uma denúncia na ouvidoria da prefeitura. A resposta foi que não há nenhum problema com a obra”, disse. Segundo ela, mesmo com reuniões recentes promovidas pela empresa, as explicações técnicas não convencem os moradores. “O engenheiro falou bem assim para mim: ‘daqui 100 anos não vai água na casa de vocês’. Mas ontem com pouca chuva já quase chegou no terreno”, julgou.
Outro morador, Rubimar Jorge Schlindwein, também contesta a eficácia da estrutura implantada. “Com duas galerias já transborda, se tirar mais uma, vai transbordar direto praticamente”. Ele destaca que o problema deve se agravar no verão. “Nós estamos numa época de pouca chuva. A hora que chegar o verão, com certeza o problema vai ser maior”, analisou.
Os moradores enfatizam que não são contra o progresso, mas pedem ajustes na obra para evitar prejuízos: “Eles podem fazer o que querem no terreno deles, mas o nosso eles não compraram, então não têm que tocar”, finalizou Rubimar.