Continua processo de adoção de canetas reutilizáveis de insulina

A Secretaria Municipal de Saúde segue com a transição para o novo modelo de aplicação de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS), com a substituição gradual das canetas descartáveis pelas canetas reutilizáveis com refis. A medida abrange pacientes que utilizam insulina humana NPH e insulina humana regular, com idade entre zero e 19 anos ou acima dos 45 anos.

Neste momento, a Farmácia Básica Municipal permanece como ponto central de distribuição e orientação para os pacientes das unidades que já estão em processo de migração para o novo sistema. Essa recentralização é temporária e visa garantir que os usuários recebam o material adequado e compreendam o funcionamento e o manuseio correto das novas canetas.

Neste mês de julho, às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Limeira Baixa, Limeira Alta e Nova Brasília ainda têm as canetas descartáveis de NPH e regular, que continuam sendo entregues normalmente.

Nas demais unidades de saúde, está sendo disponibilizada apenas a caneta descartável de insulina NPH. Para os pacientes dessas localidades que utilizam a insulina regular ou que já se enquadram no novo modelo de distribuição, a Farmácia Básica Municipal funcionará como ponto de apoio para a troca da apresentação das canetas descartáveis para as reutilizáveis com refis.

Treinamento e descentralização

O processo de transição será ampliado nas próximas semanas. A partir do dia 9 de julho, inicia-se a capacitação dos servidores da rede municipal de saúde, o que permitirá a retomada gradual da distribuição das canetas reutilizáveis diretamente nas unidades de saúde.

A expectativa é de que até outubro todas as unidades estejam preparadas para retomar a entrega descentralizada, garantindo mais praticidade e agilidade aos pacientes.

A Secretaria de Saúde reforça que, neste período de transição, é fundamental que os usuários fiquem atentos às orientações repassadas por suas unidades de saúde e pela Farmácia Básica, onde também poderão esclarecer dúvidas e receber o suporte necessário sobre o novo modelo de aplicação da insulina.

Polícia Civil realiza operação, cumpre mandados e apreende drogas

Na manhã dessa sexta-feira, 4 de julho, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Garuva, deflagrou a Operação Limes, uma ação estratégica e integrada voltada ao combate ao crime organizado no Estado. A operação tem como foco a repressão às atividades de uma facção criminosa que atua no território catarinense. A DIC de Brusque foi acionada para prestar apoio...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Médico do Brusque FC fala sobre gramado e acidentes dos atletas

No programa Batendo Papo, Batendo Bola, desta quinta-feira (3), o convidado foi o médico do Brusque Futebol Clube, Dr. Gabriel. Ele falou sobre o funcionamento do departamento médico do clube, o dia a dia com os atletas, a importância da medicina esportiva na prevenção de lesões e inclusive sobre o gramado do estádio da Augusto Bauer. Durante a entrevista, Dr. Gabriel destacou que o principal objetivo do trabalho médico é evitar...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Presidente do Conselho de Cultura defende engajamento e critica legislação restritiva

No programa Conexão 92 desta sexta-feira (4), o entrevistado foi Alexandre de Souza, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Brusque. Ele participou para detalhar o papel do conselho, esclarecer sobre a eleição para nova composição e abordar temas importantes para o setor cultural no município. Alexandre explicou que o Conselho é composto por 16 membros, sendo 50% representantes da sociedade civil e 50% indicados pelo governo municipal....
Continuar lendo...