Curso gratuito do Detran ajuda motofretistas a trabalharem dentro da lei

Com as corridas de moto entregando refeições, o motofretista Edson Lemkn, de Blumenau, tem a principal fonte de renda para sustentar a família, que inclui um filho pequeno. E foi pensando em exercer a atividade regularizado conforme as leis de trânsito e com mais segurança que ele procurou o programa do Governo do Estado, CNH Emprego na Pista. Edson frequenta o curso de motofrete, disponibilizado de graça pelo programa e ao final das aulas terá conquistado o registro EAR (Exercício de Atividade Remunerada) na carteira de habilitação — obrigatório a motoristas que exercem atividades profissionais com a moto, como transporte de passageiros, mercadorias ou serviços.

O Detran de Santa Catarina decidiu colocar essa modalidade de curso, por meio do programa CNH Emprego na Pista, por se tratar de uma demanda da categoria diante da necessidade de regularização da profissão. “Muitos motofretistas não possuem o curso de motofrete ou a marca EAR na CNH. Esses são requisitos obrigatórios para que se possa trabalhar no setor de transporte terrestre na categoria A (moto)”, esclarece Andrei Araujo, gerente de Planejamento do Detran/SC. Ainda de acordo com ele, a legislação e a fiscalização pelos órgãos responsáveis ajudam a padronizar e melhorar o serviço oferecido à população.

Além do curso, o Detran realiza a prova para os profissionais de motofrete, que também passou a ser obrigatória para a categoria. “Agora, o agente fiscalizador que parar o condutor pode consultar na base de dados e, mesmo que ele já tenha o curso de motofrete, mas não tenha a prova, poderá ser autuado”, alerta.

CNH Emprego na Pista

O Programa CNH Emprego na Pista é uma ação social voltada à empregabilidade. Serão ofertadas até 30 mil vagas divididas entre as categorias A (moto), B (carro), D (por exemplo, caminhão e ônibus), e E (por exemplo, carreta) totalmente gratuitas, para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adição de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e mudança de categoria.

Os investimentos ultrapassam os R$ 40 milhões entre cursos, exames, isenção de taxas e operacionalização do Programa até 2026. O CNH Emprego na Pista permitirá que milhares de cidadãos tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação. Todas as CNHs entregues pelo programa virão com a marca EAR, a única exceção é no caso da primeira habilitação na categoria A (moto), pois, nesse caso, o candidato precisa ter 21 anos e já possuir a CNH na categoria há dois anos.

Divulgadas informações sobre o sepultamento da vítima fatal do acidente em Botuverá

Foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento de Luiz Henrique dos Reis Moura. Luiz tinha 18 anos quando morreu ao cair com o carro que dirigia no rio na região do Lageado Central, em Botuverá, na manhã deste domingo (6). O velório ocorre na Capela Mortuária do bairro Águas Negras. O sepultamento será realizado no Cemitério Águas Negras, nesta segunda-feira (7), às 16h. Morador do...
Continuar lendo...

SC firma parceria com o Cazaquistão e reforça presença em mercados da Ásia e Europa

O Governo do Estado de Santa Catarina deu um passo estratégico para ampliar sua presença econômica internacional. Um Memorando de Entendimento entre o Estado e a região do Cazaquistão Oriental foi assinado pela vice-governadora Marilisa Boehm na manhã deste domingo, 6, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é abrir caminho para intercâmbios nos setores agroindustrial, tecnológico, cultural, educação,...
Continuar lendo...

Lei aprovada em Brusque garante desconto no ITBI para empresas

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou, por unanimidade, em sessão realizada na terça-feira (1), o projeto de lei 24/2025, que cria um programa temporário para incentivar a regularização da transferência de imóveis usados para compor o capital social de empresas. Esta é uma reivindicação antiga do Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e...
Continuar lendo...