(VÍDEO) “Vivemos no meio do lixo”: moradores se sentem abandonados no Rio Branco

A reportagem da Cidade FM, esteve nesta semana na rua Leonardo Pedro Vossi, no bairro Rio Branco, atendendo ao chamado da moradora Iracy de Sousa Ferreira. A situação relatada por ela escancara um problema crônico, acúmulo de lixo, matagal e um buraco que oferece riscos à segurança de quem transita por ali.

A rua Leonardo Pedro Vossi é uma transversal da movimentada Ernesto Bianchini, uma das principais vias do bairro. Apesar disso, o que se vê na via é um cenário de abandono. Colchões, sofás, sacos com entulho, malas e até pares de tênis foram descartados irregularmente, e os animais acabam espalhando ainda mais a sujeira.

Dona Iracy mora no local desde 2011 e lembra que, no passado, a rua era bem cuidada e até servia de espaço para as crianças brincarem. Mas com o tempo, segundo ela, o perfil dos moradores mudou e, junto com isso, veio o descuido e o aumento do descarte irregular.“Era um lugar limpo, hoje virou depósito de lixo”, diz a moradora.

“Cada um que se muda, acaba deixando alguma coisa. O outro vem, vê o lixo e joga mais. E a gente vai vivendo com isso”, lamenta.

Além do lixo, um buraco aberto na via tem causado preocupação. A moradora relatou que entrou em contato com a Secretaria de Obras na semana passada, após um homem ter o carro danificado ao cair com uma roda no local. Segundo ela, o buraco já existe há pelo menos 15 dias, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

A falta de fiscalização, limpeza e manutenção por parte do poder público e a falta de consciência de alguns moradores. criaram um ambiente de insegurança e desconforto. “Quando o antigo dono da casa cuidava, era tudo limpo. Hoje ninguém sabe quem é o responsável”, completa a moradora.

Resposta da Prefeitura 

Secretário de Obras , Ivan Bruns Filho, se pronunciou sobre essa situação, no programa Revista Cidade. Onde foi reconhecido que o buraco é de responsabilidade da Prefeitura:

“O buraco é responsabilidade nossa mesmo. Agora sobre o descarte irregular, o pessoal vem depositando e acumulando lixo em diversos lugares de Brusque. A Prefeitura está tentando identificar quem faz isso para poder acionar a FUNDEMA e multar essas pessoas.”

Ele ainda reforçou que a equipe de limpeza tem feito seu trabalho, mas enfrenta a reincidência de descartes irregulares:

“Nós vamos até o local, limpamos, roçamos, mas se voltarmos no outro dia já tem entulho jogado novamente. Isso acontece em muitos pontos da cidade.”

O secretário informou que câmeras de monitoramento que estão sendo instaladas pela cidade, vai ajudar a identificar e penalizar os responsáveis, por jogar lixo em locais públicos.

Solução apontada

Como solução, o secretário orientou que os moradores utilizem meios adequados de descarte:

“Hoje, o correto ambientalmente é a pessoa contratar uma caçamba de lixo para descartar esse tipo de material. Existem cidades que têm pontos de descarte específicos, mas aqui ainda não temos esse serviço especializado.”

 

Botuverá conta com novo secretário de Saúde

A Prefeitura de Botuverá anuncia que, a partir desta terça-feira (8), assume a Secretaria Municipal de Saúde o novo titular da pasta, Luís Fernando Sanni. Anteriormente, o cargo era administrado por Evandro Pedrini, o Botuva, desligado nesta segunda (7). Natural de Brusque, Sanni é formado em Contabilidade e possui especializações em Gestão de Saúde Pública. Com 16 anos de atuação na área, traz ampla...
Continuar lendo...

Casal é flagrado com quase meio milhão, drogas e armas em Gaspar

Na noite desta quarta-feira (09), por volta das 20h40, a Polícia Militar de Gaspar, realizou a abordagem de um veículo suspeito. O carro, um Renault Duster preto, havia sido alvo de diversas denúncias da comunidade, que relatavam sua presença frequente em um mesmo ponto, com os ocupantes permanecendo por longos períodos dentro do veículo sem desembarcar. O ocorrido no bairro Figueira, em Gaspar. Durante a ação policial, a...
Continuar lendo...

Casal é baleado ao sair de shopping; polícia investiga motivação

Um casal foi atingido por tiros na noite desta quarta-feira (9), ao sair de um shopping. As vítimas, ainda não identificadas, foram encaminhadas ao hospital e os suspeitos são considerados foragidos pela polícia. O fato aconteceu na região central de Florianópolis. De acordo com a Polícia Militar (PM), a tentativa de duplo homicídio foi registrada por volta das 22h05min, na Rua Altamiro Guimarães, quando o casal saiu do...
Continuar lendo...