A reportagem da Cidade FM, esteve nesta semana na rua Leonardo Pedro Vossi, no bairro Rio Branco, atendendo ao chamado da moradora Iracy de Sousa Ferreira. A situação relatada por ela escancara um problema crônico, acúmulo de lixo, matagal e um buraco que oferece riscos à segurança de quem transita por ali.
A rua Leonardo Pedro Vossi é uma transversal da movimentada Ernesto Bianchini, uma das principais vias do bairro. Apesar disso, o que se vê na via é um cenário de abandono. Colchões, sofás, sacos com entulho, malas e até pares de tênis foram descartados irregularmente, e os animais acabam espalhando ainda mais a sujeira.
Dona Iracy mora no local desde 2011 e lembra que, no passado, a rua era bem cuidada e até servia de espaço para as crianças brincarem. Mas com o tempo, segundo ela, o perfil dos moradores mudou e, junto com isso, veio o descuido e o aumento do descarte irregular.“Era um lugar limpo, hoje virou depósito de lixo”, diz a moradora.
“Cada um que se muda, acaba deixando alguma coisa. O outro vem, vê o lixo e joga mais. E a gente vai vivendo com isso”, lamenta.
Além do lixo, um buraco aberto na via tem causado preocupação. A moradora relatou que entrou em contato com a Secretaria de Obras na semana passada, após um homem ter o carro danificado ao cair com uma roda no local. Segundo ela, o buraco já existe há pelo menos 15 dias, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.
A falta de fiscalização, limpeza e manutenção por parte do poder público e a falta de consciência de alguns moradores. criaram um ambiente de insegurança e desconforto. “Quando o antigo dono da casa cuidava, era tudo limpo. Hoje ninguém sabe quem é o responsável”, completa a moradora.
Resposta da Prefeitura
O Secretário de Obras , Ivan Bruns Filho, se pronunciou sobre essa situação, no programa Revista Cidade. Onde foi reconhecido que o buraco é de responsabilidade da Prefeitura:
“O buraco é responsabilidade nossa mesmo. Agora sobre o descarte irregular, o pessoal vem depositando e acumulando lixo em diversos lugares de Brusque. A Prefeitura está tentando identificar quem faz isso para poder acionar a FUNDEMA e multar essas pessoas.”
Ele ainda reforçou que a equipe de limpeza tem feito seu trabalho, mas enfrenta a reincidência de descartes irregulares:
“Nós vamos até o local, limpamos, roçamos, mas se voltarmos no outro dia já tem entulho jogado novamente. Isso acontece em muitos pontos da cidade.”
O secretário informou que câmeras de monitoramento que estão sendo instaladas pela cidade, vai ajudar a identificar e penalizar os responsáveis, por jogar lixo em locais públicos.
Solução apontada
Como solução, o secretário orientou que os moradores utilizem meios adequados de descarte:
“Hoje, o correto ambientalmente é a pessoa contratar uma caçamba de lixo para descartar esse tipo de material. Existem cidades que têm pontos de descarte específicos, mas aqui ainda não temos esse serviço especializado.”



