O secretário de Obras de Brusque, Ivan Bruns, foi o entrevistado da manhã desta quinta-feira (10) no programa Rádio Revista Cidade, da Cidade FM. Na conversa, ele comentou os desafios enfrentados pela pasta com o descarte irregular de entulhos, obstrução de tubulações e também deu detalhes sobre grandes obras em andamento na cidade.
Durante a entrevista, Ivan chamou atenção para o volume e o tipo de resíduos encontrados nas redes pluviais. “A gente já tirou sofá, garrafa de vinho, bola de vôlei e até latão de 200 litros de dentro de tubulação. O que tu imaginar, a gente já tirou de lá”, afirmou. Segundo ele, a situação se agravou nos últimos anos, e a solução passa por fiscalização, instalação de câmeras e punição a infratores.
Bruns também explicou a complexidade da obra na rua João Silvano, no bairro Poço Fundo, onde um entupimento causado por garrafas de vidro provocou o rompimento da tubulação. Outro destaque foi a intervenção na rua Adelina Debatin, no Águas Claras. “Eu tenho marcado, não tenho aqui de cabeça, mas eu tenho marcado quantas viagens foram, mas deve ter ido em torno de umas 20 a 24 cargas de pedra, cada carga tem em torno de 25 a 28 toneladas mais ou menos, é bastante”, comentou.
O secretário também criticou a cultura de descarte inadequado em áreas públicas, prática que onera os cofres públicos e compromete o funcionamento da drenagem urbana, além da possível colocação de câmeras pelas áreas. “Podem ir lá arrumar, é uma semana tomada de novo. É cultural", avaliou.
Segundo ele, o município estuda implantar pontos de descarte organizados e regulamentar o serviço com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades. “Então são vários exemplos que a gente pegou, e isso está sendo estudado e vendo de que forma vai ser implementado aqui. A gente tem que ver de que forma vai ser adequado à nossa realidade”, concluiu.