A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), alcançou resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado durante o primeiro semestre de 2025. O período foi marcado por um aumento significativo nas apreensões.
Apenas no primeiro semestre de 2025, foram apreendidas cerca de 12,7 toneladas de maconha, em comparação às 3,4 toneladas do ano anterior, número histórico para a corporação. Houve também um aumento expressivo nas apreensões de crack e skunk, ou seja, em 2024 foram apreendidos cerca de 1,74 quilos de crack, esse ano as apreensões ultrapassaram os 30 quilos, um crescimento de mais de 16 vezes em relação ao ano anterior. Já o skunk, droga de alto valor e periculosidade, apareceu de forma inédita nas estatísticas, sendo contabilizados cerca de 55,84 quilos apreendidos neste primeiro período do ano.
Além das drogas, o CPMRv apreendeu mais de 244 mil maços de cigarros contrabandeados, 10 armas de fogo e 333 munições. Essas ações representam prejuízo milionário para o crime organizado e reforçam a importância do trabalho integrado das forças de segurança.
Destaques também das operações de combate ao contrabando, onde foram apreendidos cerca 244.381 maços de cigarros, além de armas, munições e veículos utilizados em crimes. Além disso, as apreensões causaram impacto direto nas finanças das organizações criminosas, com valores apreendidos superando R$ 5,3 milhões em veículos e mercadorias.
O avanço nos resultados é fruto da intensificação das fiscalizações, do uso de inteligência policial e da atuação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras unidades da PMSC.