(VÍDEO) Aprovado requerimento que propõe transformar GTB em Guarda Municipal armada

Um requerimento apresentado pelo vereador Felipe Hort (Novo), que propõe a transformação da GTB (Guarda de Trânsito de Brusque) em Guarda Municipal armada, gerou intenso debate na última sessão da Câmara Municipal de Brusque, realizada na tarde e noite desta quinta-feira (10), antes do recesso parlamentar do meio do ano. A proposta visa "reforçar a segurança pública no município", conforme o vereador.

Felipe Hort argumentou que a iniciativa surgiu a partir de conversas com agentes de trânsito. "Alguns agentes da GBT me encaminharam e-mails, me chamaram nas redes sociais para conversar", afirmou o vereador, destacando que houve uma reunião "bastante relevante" com o secretário responsável.

Segundo Hort, o requerimento busca a realização de um estudo de viabilidade.

Contrariando a proposta, a vereadora Bete Eccel (PT) votou contra o requerimento, defendendo que “mais armas nas ruas não significam mais segurança para a população". Ela ressaltou que o papel do agente de trânsito "não é concebida para o combate direto à criminalidade", mas sim para atuar na "fiscalização, quanto na educação, quanto na orientação do trânsito", desempenhando um "papel crucial na segurança viária".

O vereador Jean Pirola (União Progressista) rebateu o argumento de Eccel. "A fala da vereadora é a fala da esquerda do Brasil. Eles lutam para ter menos armas na rua. Mas da arma do bandido eles não lutam. É a arma do policial, do cidadão de bem", disse.

Pirola também ligou o aumento da criminalidade ao governo federal atual, que, segundo ele, "luta contra o armamento" ou "briga pelo desarmamento da população".

O líder do governo na Câmara, vereador Paulinho Sestrem (PL), que já foi secretário de Trânsito e Mobilidade, informou que o Executivo já possui um estudo em andamento para a transição da Guarda de Trânsito para Guarda Municipal Armada. No entanto, Sestrem salientou que a medida exige uma série de reflexões e também de estudos.

"Depois de muito tempo, depois de 2015 praticamente para cá, a guarda não foi nem um pouquinho atendida. Agora que se iniciou de novo um estudo."

O vereador elogiou o prefeito André Vechi e toda a equipe pelo empenho e destacou a necessidade de um estudo aprofundado. "Por todas as razões que foram faladas aqui: a questão política, a questão econômica, a questão psicológica, é muita coisa, é muito detalhe para que isso seja implantado na cidade", destacou.

Sestrem concluiu que, embora não seja necessário concordar com tudo na vida pública, é preciso entender os pontos levantados. "Quem é a favor vai entender. Eu posso ser contra aquilo, mas eu tenho que tentar entender. E a questão do armamento da Guarda de Trânsito passa por isso: é a gente entender todos os pontos que vão ser levantados", finalizou, reiterando seu apoio ao estudo e mencionando que o governo tem dialogado com comandos de guardas de outros estados e países para obter novas ideias.

Apesar da oposição da vereadora Bete Eccel, o requerimento do vereador Felipe Hort foi aprovado pela Câmara Municipal.

Governo de SC restringe circulação de pitbulls e impõe castração de animais da raça; entenda

O governador Jorginho Mello assinou um decreto que regulamenta a lei que impõe restrições à criação, comercialização e circulação de pitbulls e 10 raças derivadas dele em Santa Catarina. As regras, publicadas no Diário Oficial nesta semana, incluem restrições de circulação da espécie em espaços públicos, além de medidas de controle de...
Continuar lendo...

CPMRv registra recorde de apreensões de drogas no 1º semestre de 2025

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), alcançou resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado durante o primeiro semestre de 2025. O período foi marcado por um aumento significativo nas apreensões. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram apreendidas cerca de 12,7 toneladas de maconha, em comparação às 3,4...
Continuar lendo...

Jovem de 20 anos é pego com quase 400 kg de maconha em SC

Na noite de quinta-feira (10), por volta das 23h17, uma grande apreensão de drogas, contendo quase 400 quilos de maconha, foi registrada na Rodovia Claudino Crestani (SC-161), no município de Campo Erê, Oeste de Santa Catarina. Durante uma barreira policial, agentes abordaram um veículo conduzido por um homem de 20 anos, natural do Paraná. O suspeito, que não possuía passagens policiais em Santa Catarina, foi preso...
Continuar lendo...