Um motorista de caminhão de 39 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de quinta-feira (10), na BR-282, no Oeste de Santa Catarina. Durante uma abordagem de rotina, os agentes desconfiaram do nervosismo do homem e, em uma busca na cabine do veículo, encontraram uma pistola calibre 9mm pronta para uso, munições e comprimidos de anfetamina, conhecidos como 'rebite'.
A abordagem aconteceu durante uma fiscalização no município de Xaxim. O 'rebite' é uma droga frequentemente utilizada por motoristas para inibir o sono e dirigir por longos períodos. A substância é proibida e seu uso representa um grave risco de acidentes nas estradas.
Além do porte ilegal da arma e da droga, a fiscalização revelou outras irregularidades. A análise do disco do cronotacógrafo mostrou que o condutor dirigia por horas seguidas, desrespeitando o período mínimo de descanso previsto em lei. O caminhão também estava com excesso de peso.
O caminhoneiro foi preso e encaminhado, junto com a arma, as munições e os comprimidos, para a Polícia Civil de Xaxim. Ele poderá responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no Estatuto do Desarmamento, de 2003, cuja pena é de 3 a 6 anos de reclusão, além de multa. O veículo foi retido e levado para um pátio da PRF em Chapecó, onde a carga precisará ser transferida para outro caminhão.