Durante uma abordagem de rotina, policiais localizaram 39 smartphones, entre novos e recondicionados, ocultos em compartimentos secretos de um veículo, incluindo a tampa do porta-malas, o compartimento de carga e sob o banco traseiro. A apreensão aconteceu durante o retorno do motorista à cidade de Abelardo Luz, na madrugada de quarta-feira (16), no Oeste de Santa Catarina.
Diante de uma revista interna veicular, foi identificado que os acabamentos laterais do porta-malas estavam soltos, indicando a possibilidade de haver ainda mais mercadorias escondidas no local.
Segundo o relato do condutor, ele havia viajado até Foz do Iguaçu/PR para realizar compras, admitindo que parte dos produtos foi adquirida no Paraguai, sem qualquer tipo de documentação fiscal ou liberação aduaneira.
A carga foi apreendida e encaminhada à Receita Federal de Chapecó, onde serão adotadas as providências legais cabíveis. Os celulares estavam sendo transportados de forma dissimulada, o que configura tentativa de introdução irregular de mercadoria estrangeira no país.
A Polícia alerta que a compra e transporte de produtos sem regularização fiscal representam crime de descaminho e podem gerar perdas financeiras, apreensão dos bens e responsabilização judicial.