(VÍDEO) Prefeito de Botuverá faz balanço dos seis meses de gestão e cobra soluções para a barragem

No Rádio Revista Cidade desta sexta-feira (18), o prefeito de Botuverá, Victor Wietcowsky, fez um balanço dos primeiros seis meses e meio à frente da administração municipal. Entre desafios herdados e projetos em andamento, o gestor falou sobre a situação orçamentária, obras estratégicas e o cenário político local.

Victor destacou que este início de mandato tem sido voltado à identificação de problemas e diagnóstico estrutural. “Estamos trabalhando com um orçamento elaborado pela gestão anterior, o que limita muitas ações. Só em gastos com oficinas, por conta de uma frota antiga, já somamos R$ 1,1 milhão em seis meses”, afirmou. Segundo ele, uma das metas é renovar o maquinário e otimizar a gestão de frota para reduzir custos.

O prefeito também comentou mudanças no secretariado e destacou a chegada de nomes como o Secretário Municipal de Saúde o novo titular da pasta, Luís Fernando Sanni.  Natural de Brusque, Sanni é formado em Contabilidade e possui especializações em Gestão de Saúde Pública, que hoje integra sua equipe.

Entre os projetos em andamento, deu ênfase à obra da subestação da Celesc. A prefeitura concluiu a terraplanagem do terreno com recursos próprios, mesmo sem previsão orçamentária. “Foi necessário elaborar uma lei autorizando o uso de máquinas municipais em terreno da Celesc. Assim que sancionamos a lei, no dia seguinte as máquinas já estavam no local”, contou.

Sobre o cronograma, a expectativa é concluir os trabalhos de preparação em até três meses, prazo compatível com o edital de licitação da Celesc. Victor reforçou que o investimento, ainda sem valor fechado, será integralmente coberto com recursos do município.

Outro tema abordado foi a adesão de Botuverá ao programa Estrada Boa, do governo estadual, que prevê investimentos de até R$ 12 milhões em vias rurais, sendo metade financiada sem juros e a outra bancada pelo Estado. Para isso, o município já iniciou o mapeamento das estradas elegíveis, que precisam estar em áreas rurais e atender critérios técnicos, como acesso a cooperativas ou comunidades agrícolas. “Estamos nos antecipando e elaborando nosso edital próprio, caso o processo consorciado com a ANVI demore”, afirmou.

Victor também comentou os desafios operacionais que o programa pode enfrentar, como escassez de empresas para executar as obras diante da demanda simultânea de quase 300 municípios catarinenses. Ainda assim, ele considera a proposta uma grande oportunidade, especialmente para comunidades como a do Lajeado, de perfil turístico, que já está mapeada para receber pavimentação.

A entrevista também abordou a relação com a Câmara de Vereadores e a atuação da oposição. Segundo o prefeito, parte da fiscalização é natural, mas há também motivações políticas, intensificadas pela judicialização de seu mandato. “Sabemos que existe uma possível nova eleição no horizonte. Mas decidimos focar no trabalho e deixar a questão jurídica com os advogados”, declarou.

Sobre a aguardada barragem de Botuverá, Victor reforçou sua preocupação com os impactos sociais da obra. “Não se pode construir algo que gere bônus ao Estado e ônus ao município. Precisamos discutir com a comunidade o que é necessário para atender a essa demanda, como escolas, postos de saúde e estrutura urbana”, defendeu. Segundo ele, ainda há indefinições sobre o projeto, que inicialmente previa usos múltiplos, incluindo turismo, energia e abastecimento, mas que agora estaria voltado apenas à contenção de cheias. “Uma barragem seca não gera turismo, nem resolve problemas históricos de água e energia para nossa população”, alertou.

Apesar de o governo estadual afirmar que a licitação da barragem sairá em 60 dias, Victor adotou cautela. “Esse projeto está sendo discutido desde 1987. Promessas foram feitas, valores questionados, estudos refeitos. Então, colocar datas é assumir um risco alto”, concluiu.

(VIDEO) Festa dos Motoristas movimenta Dom Joaquim com shows e gastronomia

Nesta manhã de sexta-feira (18), a nossa reportagem da Cidade FM, esteve no bairro Dom Joaquim trazendo os primeiros detalhes da tradicional Festa dos Motoristas, que acontece ao longo do fim de semana. Logo nas primeiras horas do dia, o movimento já era intenso na praça da igreja, onde moradores e visitantes puderam conferir o cantinho da cuca, rocamboles e o tradicional cachorro-quente da festa. A reportagem conversou com participantes e trabalhadores da festa, como a...
Continuar lendo...

Foragido da justiça é capturado em Gaspar após mentir sobre identidade

Na tarde de quinta-feira (17), por volta das 12h50, a Polícia Militar de Gaspar capturou um homem de 37 anos que estava foragido da justiça, após receber informações sobre sua localização. O suspeito foi abordado na rua Manoel da Silva, no bairro Gasparinho, durante um monitoramento feito pela PM. Inicialmente, ele tentou enganar os policiais, fornecendo um nome falso, mas acabou confessando ser a pessoa procurada pela...
Continuar lendo...

Obras de ampliação do SAMAE continuam pela rua Hercílio Luz

As equipes do SAMAE seguem, nesta quinta-feira (17), com os trabalhos de substituição da tubulação na rua Hercílio Luz, no Centro de Brusque. A previsão é de que as obras sejam concluídas na madruga de segunda para terça-feira (22), caso as condições climáticas permitam. A intervenção faz parte do projeto que visa ampliar a capacidade de captação e tratamento de água no...
Continuar lendo...