Na madrugada desta sexta-feira (18), faleceu aos 82 anos, o padre Francisco V. Schmidt, carinhosamente chamado de Padre Chico. Com uma longa trajetória pastoral, ele ficou especialmente conhecido em Guabiruba e Brusque durante os anos 1990, quando participou ativamente das Cavalgadas em honra a Santa Paulina.
Em 2024, Padre Chico comemorou 50 anos de vida sacerdotal, celebrando o jubileu ao lado de amigos, fiéis e colegas de ministério. Natural de Ituporanga, ingressou na vida religiosa aos 20 anos, passando por formação em seminários no Sul e Sudeste do país. Foi ordenado presbítero em 1974, tendo atuado em diversas paróquias no Paraná, Santa Catarina e também no Mato Grosso, onde desenvolveu missão por mais de uma década.
Nos últimos anos, residia na Paróquia São José, em Presidente Nereu, de onde se afastou por questões de saúde. A Diocese de Rio do Sul divulgou nota de pesar, ressaltando a dedicação e o legado deixado pelo sacerdote ao longo de meio século de serviço à Igreja.
O corpo está sendo velado nesta sexta (18), a partir do meio-dia, na Igreja Matriz de Guabiruba. Às 17h, ocorre a celebração das exéquias. A Missa de Corpo Presente será realizada no sábado (19), às 8h, também na Matriz, antes do translado para cremação.