Por volta das 17h20 do final da tarde de domingo (20), uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta deixou um jovem de 14 anos gravemente ferido no bairro Santa Rita, em Brusque. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência, com apoio da Polícia Militar e do SAMU.
Quando a equipe chegou ao local, o menor já estava em parada cardiorrespiratória. Um bombeiro comunitário, que estava presente no local, iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) imediatamente, realizando compressões torácicas. A vítima apresentava sinais de graves ferimentos, como traumatismo craniano, muito sangue na via aérea, inchaço no rosto e deslocamento da mandíbula, além da perda de alguns dentes.
Manobras de reanimação com suporte médico avançado
A guarnição dos bombeiros assumiu o atendimento e solicitou apoio do SAMU. O atendimento avançado foi iniciado com o uso de reanimador manual e oxigênio em alta concentração. O monitoramento com desfibrilador não indicou a necessidade de choque. A equipe da unidade do SAMU chegou ao local e o médico assumiu a ocorrência, realizando manobras de suporte avançado de vida. Após reanimação bem-sucedida, o jovem foi transportado em estado grave para o Hospital Azambuja.
Condutor da motocicleta também foi atendido
O condutor da motocicleta, um homem de 20 anos, estava consciente e lúcido, apesar dos ferimentos. Ele relatou dor de cabeça e tinha escoriações no queixo e na perna esquerda. Sem capacete, o jovem foi orientado e transportado para o Hospital Azambuja, acompanhado por sua mãe, para avaliação médica.
Veículos envolvidos no acidente
Além da motocicleta, a bicicleta envolvida na colisão ficou aos cuidados da Polícia Militar. O acidente também envolveu um veículo VW Gol, de cor preta, com placas do Mercosul. A motorista do Gol, uma mulher de 26 anos, não sofreu ferimentos e permaneceu no local para registrar a ocorrência com a PM