A Banda de Percussão da Fundação Cultural de Guabiruba marcou presença no desfile em comemoração aos 67 anos de São João Batista, levando 33 alunos das quatro escolas da rede municipal que integram o projeto. A apresentação foi resultado de um trabalho contínuo de formação musical e integração, que tem como objetivo manter viva a tradição e valorizar a história das bandas guabirubenses.
O projeto, iniciado em 2025 por iniciativa da superintendente Jenifer Schlidwein e executado pelo oficineiro e regente Roberto Seubert, vem promovendo não apenas o desenvolvimento técnico dos estudantes, mas também despertando neles o orgulho de fazer parte de um movimento cultural tão significativo.
Além da emoção de participar do evento, os alunos vivenciaram uma troca enriquecedora com outras bandas da região, ampliando seus horizontes e fortalecendo a conexão com a música e a cultura local. Representar Guabiruba em outro município foi uma experiência marcante para os jovens, que levaram consigo o nome da cidade, da Fundação Cultural e de um projeto que vai além das aulas, promovendo pertencimento e cidadania.
“O que vimos nos alunos foi muito mais do que empolgação. Foi um verdadeiro sentimento de pertencimento à cultura das bandas de percussão. Eles se reconheceram como parte de algo maior, com orgulho de representar Guabiruba e tudo o que esse projeto significa”, comenta o regente da banda, Roberto Seubert.