Nesta quinta-feira (24), o secretário de Obras de Brusque, Ivan Bruns Filho, deu uma resposta à Cidade FM a respeito do esgoto a céu aberto e dos buracos na Rua Guilherme de Melo, no bairro Cedrinho.
A via não é asfaltada, mas faz parte do Programa de Pavimentação Comunitária da prefeitura. Conforme o relatório atualizado no dia 4 de julho de 2025, o percentual de pagamento da rua é de 70,97. Ela já está apta e apenas aguarda o início das obras.
Mão na massa
Segundo Ivan, o que aconteceu foi uma erosão lateral. Quanto ao problema do esgoto a céu aberto, Bruns disse que pediu para uma equipe ir ao local e realizar uma inspeção. “Para ver se é uma ligação de fossa que pode ter rompido, se é uma fossa que não tá ligada ou algo assim”.
Ele afirmou que irão intervir, mas a solução é temporária. “Vamos estar fazendo o conserto do esgoto, fazer esse conserto paliativo. Tão logo a gente vai estar chegando com a obra de pavimentação comunitária”.
Relembre
Os buracos ao lado da rua e o esgoto a céu aberto foram alvos de reclamação de moradores da via à emissora na terça (22). Durante entrevista, a residente da Guilherme de Melo, Rose Stolf, relatou que a prefeitura já esteve no local algumas vezes, mas nenhuma solução foi apresentada. Diante da omissão, os próprios moradores precisaram improvisar: compraram tubos, colocaram materiais de construção para tentar tapar buracos e garantir o acesso de veículos pequenos.
“O caminhão do lixo caiu duas vezes aqui. Hoje, só caminhonetes pequenas conseguem fazer a coleta”, relatou a moradora.
Além do risco de acidentes, um poste danificado também preocupa. O poste ficou torto após um caminhão de lixo cair na vala da rua, quebrando a cerca de uma propriedade. De acordo com Rose, a prefeitura informou que, como os moradores já haviam comprado materiais para a obra, não prestaria mais auxílio.