Luciana Paza Tomazi, diretora do Museu Casa de Brusque e Julie Francine Ricardo, historiadora da institução, participaram do programa Rádio Revista Cidade na manhã desta quinta-feira para anunciar a nova Exposição de Longa Duração, que será inaugurada no dia 4 de agosto, como parte das comemorações do aniversário de Brusque.
A proposta da exposição, segundo Luciana, é unir tecnologia, interatividade e acessibilidade. “Quem visitar a Casa de Brusque a partir do dia 4 vai ter uma experiência fantástica, que nunca teve aqui na nossa região”, destacou. O projeto inclui iluminação em fibra ótica e quatro telas interativas, sendo três com uma linha do tempo e uma com galerias institucionais.
Voltada para todas as idades, a exposição também contará com audiodescrição e Libras. Julie, responsável pela curadoria histórica, afirmou: “A história de Brusque não é simples nem curta. São quase 165 anos de muitas histórias”, comentou. A linha do tempo interativa terá mais de 200 eventos.
A nova exposição também propõe um olhar comparativo entre o passado e o presente de Brusque. Uma das seções traz imagens da cidade no final do século XIX ao lado de registros atuais, destacando as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais. “A gente costuma trabalhar muito isso com as turmas que visitam o museu. Todas as crianças, as turmas, enfim, a gente principalmente mostra o centro da cidade, que é um local que a gente sempre passa, toda a comunidade. Como era lá com a casarão do cônsul. Enfim, com os detalhes”, explicou.
Na entrada do museu, uma arte mural assinada pelo artista Lucas, do projeto Sem Muros, representa uma Brusque antiga e uma visão futurista da cidade, com destaque para a figura de Ary Gevaerd, fundador da Casa de Brusque, olhando para uma criança. “Vai ser assim também uma imagem que vai já impactar desde a entrada do espaço”, disse Luciana.
O museu é aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. No dia 4 de agosto, a exposição iniciará às 17h. Grupos e pesquisadores necessitam realizar agendamento prévio.