Setram oficializa habilitação de novos condutores de veículos autopropelidos

Brusque segue fazendo história quando o assunto é micro mobilidade urbana e segurança no trânsito. Nesta quinta-feira (24), a sexta turma do curso de capacitação para condutores de equipamentos autopropelidos participa das aulas teóricas na sede da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram). 

No sábado (26), os alunos vivenciam a parte prática do curso e, no período da tarde, será realizada uma cerimônia oficial de entrega das credenciais na Câmara de Vereadores de Brusque.

O curso gratuito, promovido pela Prefeitura de Brusque por meio da Setram, tem sido um marco nacional. A cidade é a primeira do Brasil a oferecer capacitação completa, teórica e prática, voltada para condutores de equipamentos autopropelidos.

Esta capacitação é composta por 12 horas de aula, sendo oito horas de conteúdo teórico e quatro de prática supervisionada. Entre os temas abordados estão: legislação de trânsito (regras de circulação), direção defensiva e aula prática (noções de segurança e convivência no trânsito).

A parte prática permite ao aluno desenvolver habilidades fundamentais, como equilíbrio, frenagem e manobras seguras nas vias urbanas, tudo com o apoio técnico dos instrutores da Setram e profissionais e auto-escolas parceiras.

*Mais de 100 novos condutores credenciados*

A cerimônia deste sábado marca um momento histórico para Brusque. Mais de 100 alunos, reunindo todos os participantes das seis turmas já formadas desde o início do projeto, receberão oficialmente suas credenciais de condutores de autopropelido.

O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores e contará com a presença de autoridades municipais, representantes da Setram, familiares e convidados, celebrando o pioneirismo do município na regulamentação e educação voltada a esse novo modal de transporte. 

Cada credencial é um documento oficial emitido pela secretaria, conferindo ao cidadão a Autorização para Conduzir Autopropelido (ACA), conforme exige a Lei Municipal nº 4.909/2024, regulamentada pela Resolução nº 996/2023 do Contran e Decreto Municipal nº 10.229/2025.

Com a formação concluída, a Setram, por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), intensificará a fiscalização dos equipamentos autopropelidos nas vias públicas, promovendo mais segurança, ordem e responsabilidade no trânsito de Brusque.

A formação, aliada à fiscalização constante nas ruas, representam um avanço significativo na política pública de micromobilidade do município. “Estamos investindo na educação, na regulamentação e agora na fiscalização”, comentou o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.

“Com isso, criamos uma base sólida para que o uso desses equipamentos cresça de forma segura, organizada e integrada ao trânsito da cidade”, finalizou.

Motociclista morre após grave acidente na SC-414

Um motociclista de 54 anos morreu após um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde desta quarta-feira (23), na rodovia SC-414, em Luiz Alves. A colisão aconteceu por volta das 17h10, no km 21,800, no bairro Ribeirão do Padre, e envolveu uma motocicleta Honda Bros e um automóvel VW Parati, ambos com placas do município. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros, o...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Colisão entre dois veículos é registrado em Brusque

No final da manhã desta quinta-feira (24), um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Rua Benjamin Constant com a Avenida Otto Renaux, no bairro São Luiz, em Brusque. A colisão ocorreu por volta das 11h44. Segundo informações repassadas à reportagem da Rádio Cidade por uma pessoa que passava pelo local logo após o ocorrido, a batida envolveu um Ford Ka e um SUV Jaecoo 7. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O...
Continuar lendo...

Condutor com CNH suspensa é parado pela GTB e tem moto recolhida em Brusque

Na manhã desta quarta-feira (23), a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), durante policiamento preventivo viário na avenida Primeiro de Maio, abordou diversas motocicletas. Em uma das abordagens, os agentes identificaram que um dos condutores estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 24 meses, em decorrência de infração ao artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (recusa ao teste de...
Continuar lendo...