Curso pioneiro de autopropelidos forma mais de 100 condutores em Brusque

Na tarde de sábado (26), o auditório da Câmara de Vereadores de Brusque foi palco da cerimônia de entrega de mais de 100 credenciais aos condutores que concluíram o curso de formação para condução de veículos autopropelidos. A ação é parte de uma iniciativa inédita no país, promovida pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana do município.

Durante o evento, o prefeito André Vechi destacou a importância do projeto, especialmente diante da ausência de regulamentação federal sobre o tema. “A gente se viu diante de uma problemática, que era a questão do número crescente desses equipamentos na rua e da falta de regulamentação pelo governo federal. Como a gente não pode se omitir, resolvemos estudar a situação e construir uma solução em conjunto com a comunidade. Criamos a Escola Pública de Trânsito em tempo recorde e oferecemos o curso para capacitar os condutores, com aulas práticas e teóricas”, afirmou.

O prefeito também lembrou que a idade mínima inicialmente prevista era de 18 anos, mas após audiência pública, o critério foi ajustado para 16 anos, com exigência de equipamentos de segurança e da credencial.

Quem também esteve presente na cerimônia foi o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) de Santa Catarina, Atanir Antunes. Ele elogiou a postura do município e revelou que outras cidades e até estados já demonstraram interesse em adotar o modelo brusquense. “A iniciativa é muito válida, principalmente pela preocupação com a prevenção e com possíveis vítimas no trânsito. O município tem dois caminhos: ou proibir ou educar. Brusque optou pela educação e está colhendo os frutos”, afirmou.

O secretário de Trânsito de Brusque, Emerson Andrade, reforçou o compromisso da gestão com a segurança viária. “O objetivo é zelar pela preservação da vida, seja do pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. Temos altos índices de acidentes e mortes no trânsito. Não poderíamos ficar de braços cruzados com o avanço dos autopropelidos. Agora encerramos esse primeiro ciclo com mais de 100 pessoas capacitadas”, disse.

Ele também explicou que o curso envolve aulas teóricas e práticas, e que os condutores saem da formação com conhecimento e responsabilidade. Segundo Emerson, ainda há um período de vacância da lei de cerca de 30 dias para que mais pessoas possam se inscrever e concluir a capacitação. Após esse prazo, a fiscalização será intensificada. “Quem estiver usando o equipamento sem credencial, mesmo com capacete, será retido. E, se não houver condutor habilitado no local, o veículo será recolhido ao pátio”, alertou.

Motoristas de aplicativo são vítimas de sequestro-relâmpago na madrugada

Dois motoristas de aplicativo foram assaltados em sequência durante a madrugada desta segunda-feira (28). Em ambos os casos, as vítimas foram rendidas por três passageiros durante as corridas, amarradas e deixadas em áreas isoladas. A Polícia Militar acredita que os assaltos foram praticados pelos mesmos suspeitos, que ainda não foram localizados. Esses casos aconteceram nas cidades de Indaial e Pomerode, no Vale do Itajaí. O primeiro crime...
Continuar lendo...

Barateiro é superado pelo Taboão Magnus pela Liga Feminina de Futsal

Jogando no ginásio Zé do Feijão, em Taboão da Serra, na noite desse sábado (26), Taboão Magnus e Barateiro Havan Futsal fizeram um grande jogo pela 11ª rodada da Liga Feminina de Futsal. No primeiro tempo, a equipe catarinense iniciou criando boas chances com Érica e Pimpim, mas pararam na goleira Regiane do Taboão. Gabi Machado e Natalinha marcaram para as paulistas. Mesmo perdendo, o Barateiro continuou pressionando e quase...
Continuar lendo...

Paróquia São Luís Gonzaga acolhe 62 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Durante a missa das 19 horas de sábado (26), na igreja Matriz São Luís Gonzaga, foi realizado o rito da Investidura e envio de 62 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão para o serviço na paróquia. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Hélio Feuser e concelebrada pelos padres Tiago Araújo, Josimar Baggio, Inácio Gebert e Roque Sutil Gabriel.   “O ministério da...
Continuar lendo...