Concerto com coro italiano lota Igreja Luterana e emociona público

Um espetáculo de arte, história e pertencimento. O concerto do coro Ars Cantus, da cidade de Varese, na Itália, emocionou as centenas de pessoas que lotaram a Igreja Luterana de Brusque, na noite desta quinta-feira (31). 

A apresentação, que integrou a programação dos 165 anos de aniversário do município, foi marcada pela interpretação de clássicos da música sacra e popular italiana — muitos deles pouco ou nunca antes executados ao vivo na cidade.

O evento foi a primeira apresentação pública da turnê do coro no Brasil, que passa também por cidades como Gaspar, Nova Trento, Jaraguá do Sul, Curitiba e Florianópolis.

Na abertura do concerto, o Coro da UNIFEBE também encantou o público com músicas tradicionais, incluindo a canção “Bella Ciao”, eternizada recentemente pela série La Casa de Papel.

Entre os espectadores, o sentimento parecia ser de gratidão e reconhecimento. “Com certeza é muito importante”, opinou Marconi Ristow, um dos espectadores. “Resgata a nossa cultura, a história de Brusque. Todos estão de parabéns por trazer esse pessoal da Itália para se apresentar aqui. É uma valorização que emociona”, afirmou.

A iniciativa contou com o apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, do IFSC de Florianópolis e do cavaleiro da República Italiana, Márcio Fumagalli, que também participou da organização do evento. De acordo com Norma Maria Da Rui, agente consular honorária da Itália, o concerto é fruto de uma parceria que começou há cerca de dois anos, quando o maestro da Ars Cantus, Giovanni Tenti, visitou o IFSC pela primeira vez para cursos e palestras.

“Eles voltaram agora, com apoio de vários patrocinadores, e trouxeram uma apresentação emocionante, de arrepiar. Foi um sucesso total. Trouxeram religiosidade, espiritualidade e um profissionalismo impressionante. Lotou a igreja, como todos puderam ver,” relatou.

Além do simbolismo musical, o concerto também serviu para estreitar o elo entre as comemorações dos 165 anos de Brusque e os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. Para Márcio Fumagalli, que é conselheiro do Consulado Italiano e profundo conhecedor da história imigratória do estado, a união entre as duas datas é mais do que simbólica.

“Brusque é pioneira no fluxo de imigração italiana no estado. Este evento casa perfeitamente com o lema da prefeitura neste ano, ‘Brusque e seus sotaques’. Valorizar os imigrantes alemães, italianos e poloneses é essencial para que não percamos o senso de pertencimento,” afirmou.

Fumagalli também elogiou a recente iniciativa do governo municipal de oferecer cursos gratuitos de italiano, alemão e polonês, que terão início neste semestre. “É um começo promissor. A língua italiana, por exemplo, já conta com metodologias próprias desenvolvidas pelo consulado. Espero que o projeto siga nesse caminho, com seriedade e continuidade”, completou.

A programação de aniversário de Brusque segue até o dia 13 de agosto com diversas atrações. É possível conferir o cronograma completo em aniversario165anos.brusque.sc.gov.br.

Discussão em festa termina com um morto e outro ferido a tiros

Na noite desta quinta-feira (31), por volta das 23h, um homem foi morto e outro ficou ferido após uma troca de tiros durante uma festa, em Camboriú. Segundo a Polícia Militar, tudo começou com uma discussão entre dois homens. Durante o desentendimento, um deles sacou uma arma de fogo e atirou contra o outro. Na sequência, o autor dos disparos tentou fugir, mas acabou sendo baleado por um terceiro homem, também armado. Um dos envolvidos...
Continuar lendo...

Jovem é morta com um tiro no peito dentro de apartamento em Bombinhas

Uma mulher de aproximadamente 23 anos foi morta com um tiro no peito na manhã desta sexta-feira (1º), no bairro Bombas, em Bombinhas. O crime ocorreu por volta das 6h40, e o principal suspeito já foi identificado. A Polícia Militar realiza buscas para localizá-lo. Conforme o relatório da PM, os policiais encontraram a vítima já sem vida, alvejada na região do tórax por disparo de arma de fogo. A equipe do SAMU confirmou o...
Continuar lendo...

Criança de 8 anos morre após ser atropelada por carro em alta velocidade

Uma tragédia abalou a Serra Catarinense, com a morte da pequena Sophia Nicoli Varela, de apenas 8 anos. A menina foi vítima de um atropelamento na última quinta-feira (31), quando atravessava a Rua Leoberto Leal, no Centro da cidade, acompanhada da avó. O carro, que trafegava em alta velocidade, atingiu Sophia com tanta força que ela foi arremessada a vários metros de distância. Socorrida por moradores que presenciaram a cena, ela foi...
Continuar lendo...