Escolas de Brusque recebem livro infantil que celebra a diversidade e a inclusão

A obra de literatura infantil, A Lenda do Super-Herói apresenta um grupo de crianças que se une para enfrentar o vilão Preconceito e devolver as cores à cidade — uma metáfora marcante sobre o papel transformador da aceitação e da convivência. O livro infantil está sendo distribuído nas escolas de Brusque e vem para celebrar a diversidade e a inclusão. 

A professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino, Priscila Scalvim, falou da obra como ferramenta educacional. “Muito se fala em xenofobia e homofobia, mas o capacitismo não é algo que se fala tanto. O que seria o capacitismo? O preconceito com as pessoas que têm alguma deficiência, algum transtorno. E o interessante é que esse livro traz esse tema de uma maneira simples, com uma linguagem acessível para as nossas crianças,” disse.

Sclavim destacou também a importância da representatividade para esse público. “Termos super-heróis atípicos, dá uma visibilidade muito maior para essas crianças. Muitas das que têm um transtorno, uma síndrome, nunca se veriam no lugar de super-herói. Então, esse livro muda esse ponto de vista. Então, eu acho que é muito importante, é essencial trabalhar promovendo uma representatividade para esse público,” esclareceu.

A obra é escrita por  Shay Ferreira e ilustrada por Ana Gobatto,  o livro é uma fábula lúdica que transforma temas complexos como preconceito, autismo, TDAH e síndrome de Down em histórias acessíveis e cheias de cor. Com uma linguagem leve e poética, a autora convida os pequenos leitores a refletirem sobre as diferenças que tornam cada um único e especial.

Os heróis 
Cada herói do livro representa uma característica ou condição muitas vezes vista com preconceito — e transforma isso em uma força! O livro aborda de forma positiva e empoderadora:

Autismo: O personagem com autismo é retratado como alguém com grande atenção aos detalhes e habilidades especiais, mostrando que seu jeito único de ver o mundo é uma superpotência.

TDAH: Representado como alguém com muita energia e criatividade, com ideias rápidas e soluções inovadoras.

Síndrome de Down: É valorizado por sua sensibilidade, empatia e capacidade de ensinar sobre amizade e carinho.

Biblioteca Municipal
Quem tiver interesse pode emprestar um exemplar na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, que está Praça da Cidadania, em frente ao terminal de ônibus urbano, junto à Fundação Cultural de Brusque.
Contato:
Fone: (47) 3396-8113
Facebook: bibliotecapublicaarycabral
Instagram: @bibliotecapubl

 

Chamas assustam moradores, mas incêndio é apagado no bairro Velha

Na noite desta sexta-feira (1º), um incêndio atingiu uma área de vegetação localizada na rua Porto União, no bairro Velha, em Blumenau. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 21h47 e confirmou o fogo ao chegar no local. As guarnições usaram um drone para mapear a área atingida e traçar a melhor estratégia de combate. O incêndio ocorreu em uma zona de mata rasteira ao lado do Parque São...
Continuar lendo...

Filho mata a própria mãe a facadas enquanto ela dormia

Uma mulher de 61 anos foi morta a facadas dentro de casa na manhã deste sábado (2), no bairro Carvoeira, região central de Florianópolis. O principal suspeito do crime é o próprio filho da vítima, um jovem de 24 anos, que confessou o assassinato à Polícia Militar. Segundo a PM, o feminicídio ocorreu por volta das 5h30, na Rua Capitão Romualdo de Barros. A mulher foi atacada com golpes de arma branca enquanto dormia....
Continuar lendo...

Motorista perde controle de veículo e cai de barranco de 8 metros

Na manhã deste sábado (2), um homem perdeu o controle do veículo e caiu de um barranco de aproximadamente 8 metros de altura, na rua Rodolfo Vieira Pamplona, bairro Santa Terezinha, em Gaspar. Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas por volta das 10h30. No local, o condutor já havia saído do carro e foi atendido pela equipe médica, mas recusou encaminhamento ao hospital. A área do acidente foi isolada e ficou sob...
Continuar lendo...