O programa Rádio Revista Cidade desta segunda-feira (4) recebeu como convidado Nilo Barni Júnior, criador do Haras Barni, de Botuverá, que celebrou a conquista nacional do cavalo Fenômeno do Aleixo. O animal foi campeão na categoria Cavalo Maior de Marcha Picada durante a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada em Belo Horizonte, reunindo mais de 1.600 exemplares de todo o país.
“Um título desse, a gente não criava expectativa que chegasse tão cedo. Sempre criamos expectativa, que é o auge, poder ter uma faixa verde e amarela que é de campeão nacional”, destacou Nilo.
O cavalo, atualmente com cinco anos e meio, foi adquirido ainda potro, aos seis meses de idade, e vem se destacando pela sua genética e preparo. “Ele é filho da Imbuía-Kafé com o garanhão Omelete do Expoente. Desde os dois anos já mostrava que era diferente”, contou Nilo.
Com rotina de atleta, Fenômeno do Aleixo passa por treinamento diário, alimentação balanceada e acompanhamento veterinário. “Não é só ganhar prêmio, ele precisa passar isso para os filhos também. Já temos quatro prenhezes dele e outros haras já usaram o sêmen”, revelou o criador. Apesar das propostas recebidas, a venda do animal ainda não é cogitada.
O cavalo agora se prepara para novas competições no calendário de 2025, com destaque para etapas em Ponta Grossa e Nova Veneza. Questionado sobre o valor estimado do animal, Nilo foi direto: “É difícil mensurar. Vai depender do desempenho nas pistas e da qualidade da produção dele”. Para ele, o mais importante ainda é o prazer de criar. “É por lazer. É claro que aí tem que ter profissionalismo”.