Na tarde desta segunda-feira (4), data em que Brusque celebrou seus 165 anos, o Museu Casa de Brusque inaugurou oficialmente sua nova exposição de longa duração. Totalmente renovado, o espaço une tradição e tecnologia, oferecendo uma experiência interativa inédita sobre a história do município.
O acervo conta com peças históricas, fotografias, documentos e painéis digitais. Um dos destaques é a linha do tempo da cidade, exibida em telas touch screen que permitem ao visitante interagir com os conteúdos.
A diretora da Casa de Brusque, historiadora Luciana Paza Tomasi, destacou o trabalho coletivo envolvido na renovação do espaço.
“Esse museu está totalmente renovado. Teremos telas interativas com a linha do tempo da história da cidade, iluminação com fibra ótica, além do novo mural do artista Lucas Novaes, que representa uma Brusque antiga, moderna e futurista, com a figura de Ayres Gevaerd, fundador do museu, ao lado de uma criança. Um símbolo do passado e do futuro”, explicou.
A renovação da exposição foi possível graças à captação de recursos por meio da Lei Rouanet e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), além do apoio contínuo da Prefeitura de Brusque. O projeto foi iniciado há cinco anos e envolveu reestruturação do prédio, reforma, catalogação e digitalização do acervo, com o trabalho de museólogos, arquitetos, estagiários e equipe técnica.
Presente na cerimônia, o prefeito André Vechi ressaltou a importância do museu como guardião da memória brusquense.
“Tudo que a gente é hoje é fruto de quem trabalhou duro no passado. O Museu Casa de Brusque preserva essa história. A Prefeitura é parceira, com repasses mensais via termo de fomento, e a entidade também corre atrás, captando recursos importantes para projetos como este. É um espaço que todos precisam visitar para entender de onde viemos e o que construímos.”
Representando os patrocinadores, o empresário Edemar Fischer reforçou o papel das empresas locais na viabilização do projeto.
“É um espetáculo o que está sendo entregue aqui. As empresas, através da Lei Rouanet, puderam direcionar parte do imposto de renda para algo que volta para a comunidade. Essa parceria com a cultura precisa continuar, não só com o museu, mas com outras iniciativas que impactam a população”, afirmou.
A nova exposição da Casa de Brusque já está aberta ao público, oferecendo uma jornada visual, sensorial e interativa pela história da cidade, com linguagem acessível a todas as idades.



