Na manhã desta quinta-feira (7), a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, participou ao vivo do programa Rádio Revista Cidade para apresentar os detalhes da 11ª edição do Quiz UNIFEBE, uma competição que envolve 37 escolas públicas e privadas de Brusque e região, sendo elas Botuverá, Canelinha, Gaspar, Guabiruba, Itajaí, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.
O evento, segundo a reitora, é um momento aguardado por professores e alunos do terceirão. “Ela sempre é um momento muito esperado, tanto por professores quanto alunos. Tem como foco as escolas públicas e privadas da região atendida pela UNIFEBE”, afirmou.
Cada escola seleciona cinco alunos do terceiro ano do ensino médio para participar da competição, que acontece diretamente nas unidades de ensino, com estrutura e aplicação realizadas pela própria universidade. “Nós levamos toda a estrutura, as questões, a estrutura física. Nossa equipe vai até a escola ou pela manhã ou à noite”, explicou Rosemari. A avaliação envolve questões interdisciplinares, com conteúdos que vão desde arte e cultura até química e matemática, abrangendo o que foi aprendido do oitavo ao segundo ano.
Os melhores colocados recebem premiações em duas etapas: uma municipal e outra geral. “O melhor classificado da escola vai receber um passaporte para o Beto Carrero World, e o melhor classificado por cidade vai receber um tablet”. A grande final ocorrerá no dia 8 de novembro, no auditório da UNIFEBE, com os dez alunos mais bem ranqueados. “O primeiro colocado vai receber uma bolsa integral para qualquer curso, exceto Medicina. Para Medicina, a bolsa é de 25%”, destacou a reitora.
Além da competição, o Quiz busca preparar os alunos para desafios maiores, como vestibulares e o controle emocional em situações públicas. “Você já vai praticando, já vai socializando, vai dando apoio, mas então você tem uma primeira exposição pública para uma prova de conhecimento, que, no meu ver, é até mais difícil que você fazer uma prova sozinho”, pontuou.
A reitora ainda destacou o crescimento do interesse pelo ensino superior em 2025: “Este ano nós chegamos a uma ordem de 80% dos alunos com interesse em continuar os estudos”, o que demonstra o impacto positivo da iniciativa.




