Na tarde desta quinta-feira (7), os convidados do programa Conexão 92 foram Jefferson Silveira, diretor da Câmara de Vereadores de Brusque, e a jornalista Talita Garcia, responsável pela comunicação da Casa Legislativa. Eles falaram sobre a palestra “A Nova Lei de Licitações: Desafios e Oportunidades”, que será realizada no dia 13 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara. O evento é gratuito, aberto ao público e com emissão de certificado.
A iniciativa é promovida pela Escola do Legislativo Vereador Alexandre Merico, em parceria com a Escola de Administração Pública (ESAP).
“Esse é o segundo evento da nova estruturação da Escola do Legislativo. A nova lei de licitações é um tema importante e atual, que interessa tanto ao setor público quanto à iniciativa privada”, explicou Jefferson.
Segundo ele, o objetivo é esclarecer pontos da nova legislação e incentivar a participação de empresas nos processos de compras públicas.
“Muitos deixam de participar por medo ou por causa da burocracia. A palestra busca desmistificar isso e mostrar que houve avanços em transparência”, completou.
A palestrante convidada é Karen Baiestorf, mestranda da UFSC, mestre pela UDESC e sócia da Bigove Consultoria. Ela foi responsável pela criação do portal de compras do governo estadual e atua como consultora na área de licitações e contratos.
“Ela tem uma bagagem técnica muito grande e vai trazer essa experiência para o público local”, destacou Talita.
As inscrições já estão abertas no site www.camarabrusque.sc.gov.br ou no Instagram oficial da Câmara: @camarabrusque
O evento terá limite de 100 participantes. Até esta quinta-feira, cerca de 40 vagas já estavam preenchidas.
Além da palestra sobre licitações, outros encontros estão sendo programados pela Escola do Legislativo para os próximos meses, abordando temas como regimento interno, ética na política, inteligência artificial no legislativo e desempenho parlamentar.
“A proposta é realizar um evento por mês. Também mantemos o projeto ‘Alunos no Legislativo’, que recebe estudantes para conhecerem o funcionamento da Câmara”, explicou Talita.
Ela contou que, nas visitas, os alunos participam de simulações de sessões e conhecem na prática a função dos vereadores.
“É um primeiro contato com a cidadania e muitos saem encantados. Alguns chegam a discursar na tribuna e falar sobre a escola ou o bairro em que vivem”, relatou.
A programação segue até novembro, com eventos voltados tanto à comunidade quanto a servidores públicos, agentes políticos e interessados na atuação legislativa.



