Poder Legislativo celebra os 165 anos do município com a entrega de sete títulos

Para festejar os 165 anos de fundação de Brusque (1860-2025), o Poder Legislativo condecorou sete pessoas com o título de Cidadão Honorário do município. A honraria é destinada a cidadãos vindos de outras cidades e que têm desempenhado, em Brusque, relevantes papéis profissionais, sociais e comunitários. A entrega dos títulos aos homenageados ocorreu em sessão solene na noite desta quinta-feira, 7 de agosto, no plenário da Câmara de Vereadores.  

Neste ano, conforme registrado no Decreto Legislativo nº 03/2025, os indicados à cidadania honorária foram: Celso Carlos Emydio da Silva, o Dr. Celso (indicado pelo vereador Cassiano Tavares); Gilberto Alves de Andrade, o Beto Chaveiro (indicado pelo vereador Paulinho Sestrem); José Eurico Frota de Oliveira, o Zurico (indicado pelo vereador Alessandro Simas); Mauro Celso Satero dos Santos, conhecido como Celso (indicado pelo vereador Antônio Roberto); Pedro Carlos Machado Júnior, o Comandante Pedro (indicado pelo vereador Ricardo Gianesini); Salete Roza Sabino (indicada pelo vereador Jean Dalmolin); e Valmir Coelho Ludvig (indicado pela vereadora Elizabete Maria Barni Eccel). 

Na tribuna, o vereador Cassiano Tavares, o Cacá, traduziu o propósito do evento em nome da Legislatura. “Sete pessoas nascidas em outras terras, que chegaram em tempos e contextos distintos, mas que fincaram raízes por aqui com trabalho, afeto e dedicação. Eles não destoam da história de Brusque, ao contrário, refletem as próprias origens dessa cidade, que foi formada por encontros de povos, de culturas, de trajetórias”, declarou. “Cidadão Honorário não é só um título bonito, com moldura dourada. É uma forma pública de dizer: ‘Você chegou, você ficou e ajudou a fazer dessa cidade um lugar melhor’. Cada um dos homenageados passou por aprovação unânime dos vereadores e cada nome escolhido representa um sim coletivo desta casa e dessa cidade, não apenas por suas realizações individuais, mas por expressarem, em conjunto, o espírito de uma cidade que cresce com o esforço de quem chega e faz”.
 
Já o Dr. Celso falou como representante dos novos cidadãos brusquenses. “Receber o título de Cidadão Honorário de Brusque é algo que transcende a homenagem formal, é o reconhecimento de uma história compartilhada, uma história que começou não no nascimento, mas no momento em que escolhemos vir para Brusque, criar aqui as nossas raízes e as nossas famílias. Somadas, as nossas histórias formam, com certeza, um retrato plural e muito bonito dessa cidade”, salientou. “Cada um de nós tem sua origem, mas todos temos, em comum, um destino: esse destino foi Brusque. Viemos de fora, ficamos por escolha. Tornamo-nos parte e, ao sermos reconhecidos como cidadãos honorários, recebemos mais do que um título: recebemos o abraço da cidade. Brusque celebra os seus 165 anos e nos ensina, com simplicidade, o que significa pertencer”.  

O evento foi transmitido ao vivo no canal da Câmara no Youtube e está disponível em:
https://youtube.com/live/C03cuVj7HJY

Confira de onde vem e o que faz em Brusque cada homenageado

Celso Carlos Emydio da Silva - Nasceu em Itajaí (SC), no dia 28 de janeiro de 1951. É casado com Olga Maria Schnaider, com quem tem dois filhos, Pedro Correa da Silva Neto e Ana Carolina Schneider da Silva. O Dr. Celso, como é carinhosamente conhecido, reside em Brusque há mais de 30 anos. Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exerceu a profissão como especialista em Pediatria e dedicou-se paralelamente à vida pública. Foi secretário municipal de Saúde de 2001 a 2008 e vereador em três mandatos, nos períodos de 2009 a 2012, 2013-2016 e 2017-2020. Assumiu a presidência do Poder Legislativo em duas oportunidades, de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2012, e de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

Gilberto Alves de Andrade (Beto Chaveiro) - Nasceu em Blumenau (SC), no dia 24 de dezembro de 1956. Sua história com a profissão de chaveiro começou aos 13 anos, quando aprendeu a arte de confeccionar chaves com um tio, em Blumenau. Em 1979, casou-se com Sione (in memoriam), com quem teve três filhos: Allan, André e Alex (in memoriam). Em busca de novas oportunidades e com o apoio de um irmão que já residia na cidade, decidiu, em 1983, mudar-se com a família para Brusque. Percebeu ali a necessidade de um chaveiro na região e abraçou o desafio de recomeçar. Em Brusque, criou raízes e por 41 anos manteve sua loja na rua Adriano Schaefer, no Centro. Hoje, a empresa Beto Chaveiro fica na rua Moritz Germano Hoffmann, no mesmo bairro.

José Eurico Frota de Oliveira (Zurico) - Nasceu em Cachoeira do Sul (RS), no dia 15 de maio de 1961. É pai de Felipe Hoffmann de Oliveira e de Guilherme Frota de Oliveira. Em abril de 1982, desembarcou em Brusque como jogador e técnico de basquetebol, mas logo se dedicou com exclusividade à segunda função, na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em 2000, a equipe ganhou o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). A partir daí, ele assumiu a gestão da SEB. Colaborou para trazer ao município jogos e competições de basquete em nível estadual, regional e nacional. Conquistou inúmeros títulos na modalidade, como os de bicampeão dos Jogos Abertos Brasileiros, vice-campeão da Supercopa Brasil (adulto) e tetracampeão sul-brasileiro (adulto). 

Mauro Celso Satero dos Santos - Nasceu em Santa Inês (BA), no dia 03 de dezembro de 1982. Conhecido como Celso, é empreendedor e mecânico. Casado com Andresa Catarino dos Santos, é pai de Guilherme e Otávio. No dia em que completou 35 anos, em 2017, ele chegou a Brusque. Mesmo diante de incertezas, decidiu ficar, tendo sido acolhido tanto por brusquenses como por conterrâneos baianos. Aos poucos, conseguiu estabilidade profissional. Trabalhou em diferentes empresas até abrir seu próprio negócio, a Mecânica Sátiro, na rua Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha. O próprio Celso diz que se sente honrado em contribuir para o desenvolvimento da cidade que o recebeu e onde ele encontrou chances de crescer, empreender e realizar sonhos.

Valmir Coelho Ludvig - Nasceu em Araranguá (SC), no dia 18 de abril de 1956. É casado com Ana Beatriz Baron Ludvig, com quem tem dois filhos, Tainá e Cauê Baron Ludvig. É educador, músico, escritor e poeta. Elegeu-se vereador de Brusque por três vezes pelo Partido dos Trabalhadores, nos períodos de 2001-2004, 2009-2012 e 2013-2016. Estudou no Colégio São Luiz e nos seminários de Antônio Carlos e de Azambuja. Cursou Estudos Sociais na Fundação Educacional de Brusque e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina. É fundador do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e do Fórum da Bicicleta de Brusque. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, atuou como alfabetizador e professor de Educação Física, Ensino Religioso e Canto.   

Salete Roza Sabino - Nasceu em Rio do Sul (SC), no dia 20 de janeiro de 1951. Casou-se com Eliseu Antônio Sabino, com quem tem os filhos Bárbara Silvana, Lígia Silmara, Débora Elise e Francisco José. Há 47 anos em Brusque, dedicou 17 deles à Educação e outros 29 à Comunicação. De 1978 a 1991, atuou na Escola de Educação Básica (EEB) Feliciano Pires, como professora, auxiliar da diretoria e secretária. Entre 1992 e 1994, trabalhou como professora na EEB Monsenhor Gregório Locks, depois retornou à EEB Feliciano Pires, aposentando-se em 1995. Em 1996, com Bárbara e Débora, fundou a Sabino Comunicação, editora dos jornais Nosso Bairro. Em 2022, recebeu o Troféu Imprensa da Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque, como empreendedora no setor de Assessoria de Imprensa, Publicidade e Marketing.

Pedro Carlos Machado Júnior - Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 27 de outubro de 1980. Casado com Juliana Alves da Silva Machado, é pai de Ísis e Aquiles. Desde 2023, comanda o 18º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Brusque. É bacharel em Segurança Pública e pós-graduado em Ciências Políticas e em Investigação e Inteligência Policial. Em 2008, formou-se na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis. Em sua trajetória, teve passagens também pelo comando da 2ª Companhia do 18º BPM, em Gaspar (2018-2021), pela Força Nacional de Segurança Pública (2012) e pelo primeiro contingente da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, como comandante de Grupo de Combate e caçador militar (2004).   

 

Acidente deixa dois feridos no bairro Águas Claras

Um acidente entre uma moto e um carro deixou dois homens feridos na manhã deste sábado (9) no bairro Águas Claras, em Brusque. A colisão aconteceu por volta das 11h50, na rua Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motociclista, de 28 anos, sofreu cortes na mão direita, com lesão nos dedos, mas sem perda de movimento. Ele foi levado consciente e estável ao Hospital Azambuja para atendimento médico. O motorista do carro, de 68...
Continuar lendo...

Operação prende venezuelano e procura outros dois envolvidos em latrocínio

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), uma operação para prender os envolvidos em uma tentativa de latrocínio ocorrida no dia 4 de julho em Indaial. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Indaial e pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó. Na noite do crime, por volta das 22h, três homens armados invadiram uma loja de celulares no bairro...
Continuar lendo...

Três bairros terão linhas de ônibus alteradas a partir de segunda

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) de Brusque irá antecipar, a partir da próxima semana, os horários de algumas viagens das linhas que partem do Terminal Urbano em direção aos bairros Zantão, Ponta Russa e Poço Fundo e dos respectivos bairros com destino ao terminal. A mudança foi definida após análise técnica realizada pelo Setor de Transportes da secretaria, que identificou, por meio de relatos...
Continuar lendo...