(VÍDEO) Secretário apresenta data do início das alterações na Avenida Primeiro de Maio

A obra de macrodrenagem da Avenida Primeiro de Maio, em Brusque, deve trazer mudanças significativas no trânsito a partir da madrugada do dia 23 para 24 de agosto, quando começam as alterações viárias previstas para anteceder o início efetivo dos trabalhos. As informações foram detalhadas pelo secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade na manhã desta quarta-feira (13). Segundo ele, a intervenção, que tem previsão de seis meses de duração, busca resolver definitivamente problemas históricos de alagamento na região. “Mesmo sendo seis meses, mas há uma previsão que se encerre essas obras e volte à normalidade”, afirmou.

Durante a execução, o tráfego será desviado principalmente para a Rua Azambuja, considerada o percurso mais viável para aliviar o fluxo da Primeiro de Maio. “O apelo que a gente faz é que as pessoas procurem rota alternativa, desde a Primeiro de Maio para o trabalho, para as pessoas que residem ali, para o transporte coletivo”, destacou. Outras rotas, como a Gustavo Halfpap, também poderão ser utilizadas, mas o secretário alerta que não são tão adequadas por conta de trechos íngremes e riscos para motoristas pouco habituados.

Alternativas

O sistema “pare e siga” será implantado no trecho em obras, priorizando o sentido bairro–centro no período da manhã e centro–bairro à tarde, entre 17h e 19h. O espaço do canteiro da obra deve ocupar cerca de 50 metros, e mesmo sendo reduzido, provocará retenções. “Mesmo sendo curto espaço, vai ter o para e siga. Isso vai gerar congestionamento”, disse Emerson.

Entre as medidas para minimizar os impactos estão ajustes em semáforos, alterações de sentidos em cruzamentos estratégicos e priorização do transporte coletivo. A secretaria também planeja monitorar o fluxo nos primeiros dias para realizar eventuais correções. “Uma coisa que a gente coloca no papel e faz o planejamento é o ideal. Mas a realidade, muitas vezes, está bem distante do ideal”, pontuou.

Dificuldades

Além das mudanças pontuais para a obra, Emerson comentou sobre os desafios do trânsito em Brusque, que possui quase um veículo por habitante e enfrenta problemas históricos de planejamento urbano. “O espaço mais democrático que nós temos é o trânsito”.

O secretário também defendeu a ampliação da fiscalização, incluindo lombadas eletrônicas e controle de avanço de sinal, com o objetivo de reduzir acidentes e mortes. Brusque registrou 5 mil acidentes e 15 mortes em 2024. “Fui contratado com um propósito. Eu vim aqui pra mudar a história de trânsito. Mudar o histórico de trânsito na cidade de Brusque”, concluiu.

(VÍDEO) Paquetá: jovem cai de moto no dia do próprio aniversário

Uma motociclista caiu de moto no dia do próprio aniversário, nesta quarta-feira (13). O acidente aconteceu na Rua Padre Antônio Eising, no bairro Paquetá, em Brusque. O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 08h30. A Cidade FM registrou o fato no local. Conforme apurou a reportagem, a vítima faz 24 anos nessa quarta, e caiu com a Honda CG Titan devido a óleo na pista. Depois de sofrer a queda, a jovem bateu no muro de uma residência...
Continuar lendo...

Pedaço de metal atravessa braço da motociclista

Um pedaço de metal atravessou o braço de uma motociclista na tarde desta terça-feira (12), em Brusque. O local do fato foi na Rua Ana Vanat Orlandi, no bairro Limoeiro, e aconteceu por volta das 14h20. O Corpo de Bombeiros foi chamado e, no endereço, a vítima de 29 anos estava consciente, orientada, sem o capacete e com uma hemorragia ativa causada pela perfuração no braço direito. Segundo o relato da mulher, ela havia caído...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Novela sem fim: caminhão colide no limitador de altura da Gustavo Halfpap

Os veículos de carga pesada continuam colidindo nos limitadores de altura na Rua Gustavo Halfpap, no bairro Primeiro de Maio, em Brusque. A “novela” teve outro episódio na manhã desta quarta-feira (13). A Cidade FM teve acesso a fotos que mostram o ocorrido. Nelas, é possível ver que há dois limitadores de altura: o primeiro é móvel, e o segundo fixo, e foi nesse que o caminhão, de cor vermelha, bateu. No vídeo...
Continuar lendo...