Brusque está sendo estudada para ter lombadas eletrônicas e fotossensores instalados nos semáforos. A medida, que tem como objetivo punir condutores que ultrapassarem o limite de velocidade, foi anunciada pelo secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade, em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade.
Uma das razões que motivou o plano, segundo Emerson, são os impactos negativos das lombadas físicas: “Aquela frenagem, a diminuição de velocidade do veículo de grande peso mexe na estrutura das casas no entorno. Tanto a redução quanto a aceleração geram impacto”.
Apesar de recente, a ideia já está em andamento. O secretário informou que está abrindo um processo de licitação para contratar empresas interessadas no serviço. Um levantamento preliminar já identificou mais de 200 vias com registros de acidentes fatais, ocorrências com danos materiais ou potencial risco de colisões:
“Foi um dos primeiros levantamentos técnicos que eu fiz junto da equipe da Setram. Agora, eu contrato a empresa de engenharia pra fazer dentro dessas vias ou outras fazer a análise técnica, se é possível a instalação nesses locais”.
O estudo, que deve gerar debate entre os moradores, levou Andrade a ser direto: “O que que a população quer? Quer ter segurança no trânsito? Tem que tomar partido. Eu vim com um propósito, eu vim aqui pra mudar a história do trânsito de Brusque”.




