O Partido Liberal (PL) deve definir até setembro os nomes que pretende lançar para as disputas de deputado estadual e deputado federal. O assunto foi abordado no Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (14), em conversa entre a bancada do programa e o prefeito e presidente municipal do PL, André Vechi.
Segundo Vechi, a lista de possíveis candidatos ainda está em fase de construção e não se restringe apenas a filiados da sigla. Apesar da cobrança do presidente estadual do partido, governador Jorginho Mello, para que haja candidaturas na cidade, o prefeito destacou que tem “liberdade para articular com os parceiros locais pra viabilizar um nome”.
Essa articulação, conforme explicou, busca garantir representação de Brusque tanto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) quanto na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para Vechi, o momento é estratégico: “É o momento pra gente estar elegendo um a dois estaduais e um federal aqui no município”.
O prefeito lembrou que seu grupo político é composto também por PP, Republicanos, Podemos e PRD, e que a intenção é que cada partido indique um nome para trabalhar em conjunto até o final do ano. “Para daí a gente bater o martelo”, resumiu.
Mas existe um problema: “muitos potenciais candidatos”, falou André. Alguns dos vereadores encaixados nessa “potência”, também mais votados, são Valdir Hinselmann, Pedro, Paulinho Sestrem e Leo Schmitz, e ainda o Dr. Lima, todos do PL, além de Chico Vinagre, Julio Hort e Ari Vequi, atualmente inelegível, mas que busca reverter a situação. “Eu tenho esse desafio até final de setembro de definir quem de fato é o nome que o PL vai colocar na mesa pra discutir com os demais partidos, mas esses que eu mencionei são potenciais pré-candidatos pra poderem estar disputando uma cadeira, seja na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal ano que vem”, finalizou.