A Cidade FM, esteve presente na inauguração nesta sexta-feira (15), onde Brusque agora contará com uma nova ferramenta de prevenção e monitoramento climático. A Defesa Civil de Santa Catarina inaugurou, no Parque da Saudade, no Cemitério Municipal do bairro Souza Cruz, uma estação meteorológica equipada para medir chuva, velocidade do vento, umidade, temperatura e pressão atmosférica.
O hidrólogo Dieyson Pelinson explicou que o equipamento integra um projeto estadual de expansão da rede de monitoramento, que já conta com 42 estações no Vale do Itajaí. “Essa é a 43ª e vai auxiliar muito na emissão de alertas, que chegam à população via SMS e outros canais. Além de Brusque, todos terão acesso às informações no site da Defesa Civil”, destacou.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, ressaltou que a ação atende a uma determinação do governador Jorginho Mello para ampliar a capacidade de prevenção a desastres. “A estação vai permitir decisões mais rápidas e precisas em situações de risco, como evacuar comunidades antes de enchentes ou enxurradas. Previsibilidade salva vidas e bens materiais”, afirmou.
O secretário também comentou sobre a importância da barragem de Botuverá para reduzir impactos de cheias na região. Segundo ele, o edital de licitação deve ser lançado em até 40 dias. “A obra pode diminuir de 80 centímetros a 1,30 metro o nível da água em Brusque, quase eliminando o risco de enxurradas como a registrada em Trombudo Central”, disse.
Representando o prefeito André Vechi, o vice-prefeito Deco Batisti destacou que a instalação em Brusque foi um ganho estratégico. “A Defesa Civil havia solicitado a estação para Presidente Nereu, mas conseguimos trazê-la para cá. É uma das mais modernas e vai ampliar nosso controle sobre enchentes, ventos e outras ocorrências”, afirmou.
A população poderá acompanhar, em tempo real, os dados coletados pelo equipamento, que já está em funcionamento e disponível no portal da Defesa Civil.



