As carcaças de três quatis foram encontradas dentro de um veículo na cidade de Apiúna, na noite desse domingo (17), por volta das 19h20. O condutor acabou preso por ser suspeito de abater a espécie silvestre.
Inicialmente, uma guarnição da Polícia Militar fazia rondas pelo Centro, quando percebeu que o motorista de um Fiat Palio demonstrava comportamento suspeito, assim, decidiu abordá-lo. Nenhuma droga foi encontrada com ele, mas em buscas pelo automóvel, a equipe localizou uma mochila com as carcaças de três quatis – um adulto e dois filhotes –, além de:
- 1 estojo de munição usada, sem identificação do calibre;
- 2 coleiras para cachorro com dispositivo GPS;
- 1 rádio comunicador via GPS.
Segundo a PM, no porta-malas do Palio, havia dois cachorros que possivelmente eram utilizados para caça, ambos sem acesso à água, comida ou ventilação adequada e com diversos ferimentos pelo corpo. A situação desses cães configura em tese o crime de maus-tratos a animais, e o caso dos quatis se enquadra no crime ambiental previsto no artigo 29 da lei 9.605/98, com agravante por se tratar de filhotes de animal silvestre.
Após ser preso, o suspeito foi conduzido à delegacia de Blumenau junto dos materiais e animais resgatados. Já o Palio foi apreendido e levado ao pátio.