Os super-heróis do livro infantil A Lenda do Super-Herói Inclusão chegaram à Casa de Lar de Brusque, onde a contação da história encantou os moradores e transformou o sábado (16) em um dia de cultura, educação e inclusão. A atividade também marcou o encerramento do ciclo de entrega da obra às escolas municipais, cada uma contemplada com cinco exemplares.
A professora e intérprete de Libras, Meiriane de Jesus Oliveira, que realizou a contação da história, falou da atividade. “Foi uma ação educacional e cultural para as crianças e jovens. A história falava sobre inclusão. Falar desse assunto é muito importante porque mostra que cada pessoa tem seu valor, independente das circunstâncias de vida que as pessoas vivem, e mesmo com limitações, as pessoas têm qualidades e têm outras habilidades.
A Lenda do Super-Herói conta a história de um grupo de crianças que se une para enfrentar o vilão Preconceito e devolver as cores à cidade. Os personagens não enfrentam o vilão sozinhos, eles se unem para combater o grande vilão. Cada um contribui com sua visão, talento e forma de ser.
Escrito por Shay Ferreira e ilustrado por Ana Gobatto, o livro apresenta uma fábula lúdica que traduz temas complexos — como preconceito, autismo, TDAH e síndrome de Down — em narrativas acessíveis, sensíveis e cheias de cor. Com uma linguagem leve e poética, a autora convida os pequenos leitores a refletirem sobre as diferenças que tornam cada pessoa única e especial.
Casa Lar
A Casa Lar é um serviço vinculado à política municipal de assistência social e de Direitos das Crianças e Adolescentes e tem por objetivo o acolhimento excepcional e provisório de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, afastados de sua família de origem por medida protetiva de acolhimento.
A psicóloga responsável pela Casa Lar, Leila Patricia Cipriani, destacou a importância da ação tendo em vista a realidade de vulnerabilidade dos acolhidos. “O momento de ouvir e compartilhar a história, ele ultrapassa, ele vai além do caráter lúdico, ele se torna uma ferramenta terapêutica, uma ferramenta educativa e uma ferramenta cultural. O contato com os personagens, personagens que superam desafios, que vivem aventuras, desperta esperança, oferece modelos positivos e de forma simbólica também ajuda a ressignificar as experiências que são dolorosas, que foram dolorosas. O fato do livro utilizado, da história que foi contada, ser uma produção local, agrega ainda mais sentido na atividade, porque valoriza a identidade cultural da nossa comunidade, promove uma aproximação e amplia o sentimento de pertencimento, de saber que é uma história, é um livro,” explicou.
Biblioteca Municipal
Quem tiver interesse pode emprestar um exemplar na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, que está Praça da Cidadania, em frente ao terminal de ônibus urbano, junto à Fundação Cultural de Brusque.
Contato:
Fone: (47) 3396-8113
Facebook: bibliotecapublicaarycabral
Instagram: @bibliotecapubl
Essa ação cultural é apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura do Governo Federal operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Brusque por meio da Fundação Cultural de Brusque.