Setram realiza fiscalização de combate aos escapamentos irregulares

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), realizou na última sexta-feira (15) duas operações de fiscalização voltadas ao combate de escapamentos adulterados. As ações ocorreram pela manhã, no bairro Bateas, e à tarde, em Santa Terezinha.

A ação tem como objetivo reduzir a poluição sonora e aumentar a segurança no tráfego urbano. “Essas alterações representam um risco adicional à segurança viária”, disse o diretor de Trânsito, Roberto Carlos Marques.

“Os escapamentos irregulares não apenas comprometem a qualidade de vida da população, mas também afetam diretamente a saúde, sobretudo de idosos, crianças e pessoas com maior sensibilidade auditiva”, completou Roberto Carlos. 

Com relação a segurança no trânsito, o diretor explica de que maneira esse tipo de poluição sonora compromete a todos. “O excesso de barulho dificulta a percepção de sons no trânsito, como sirenes e buzinas, prejudicando a atenção de motoristas e pedestres”, ressaltou.

A legislação brasileira é clara ao proibir modificações que alterem os níveis originais de emissão sonora dos veículos. “O condutor flagrado com escapamento irregular está sujeito a multa, pontuação na Carteira Nacional de Habilitação e até mesmo à retenção do veículo para regularização”, explicou o agente de Trânsito, Everton Willian da Cunha.

A ideia é que este tipo de fiscalização não tenha apenas um caráter punitivo, mas também educativo. “Mais do que coibir abusos, buscamos conscientizar os motoristas sobre os impactos desse tipo de irregularidade”, disse o agente.

“Trata-se de preservar a saúde pública, reduzir a poluição sonora e promover um trânsito mais seguro e harmonioso para todos”, concluiu.

Homem com mandado por estupro de vulnerável é preso em Guabiruba

Na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 16h30, a Polícia Militar de Guabiruba cumpriu um mandado de prisão no Centro da cidade. Durante a abordagem, os policiais identificaram um homem de 52 anos, contra o qual havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável Após ser detido, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque.
Continuar lendo...

Polícia desmantela quadrilha em SC e apreende R$ 1 milhão em lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Santa Catarina apreendeu, nesta terça-feira (19), cerca de R$ 1 milhão em bens durante uma operação contra uma quadrilha investigada por um “esquema complexo” de lavagem de dinheiro. A ação foi coordenada pela Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado) e cumpriu mandados em 31 endereços distribuídos pela Grande Florianópolis, Serra catarinense e interior de São...
Continuar lendo...

Contação de história leva mensagem de união e diversidade à Casa Lar

Os super-heróis do livro infantil A Lenda do Super-Herói Inclusão chegaram à Casa de Lar de Brusque, onde a contação da história encantou os moradores e transformou o sábado (16) em um dia de cultura, educação e inclusão. A atividade também marcou o encerramento do ciclo de entrega da obra às escolas municipais, cada uma contemplada com cinco exemplares.     A professora e...
Continuar lendo...