Obra “Tortura Nunca Mais” pode entrar oficialmente no catálogo de Niemeyer

Na manhã de terça-feira (19), o Parque das Esculturas Ilse Teske, recebeu a visita de Kadu Niemeyer, neto do arquiteto Oscar Niemeyer, e do arquiteto e engenheiro Jair Valera, diretor de desenvolvimento e coordenação de projetos do escritório que preserva o legado do mestre da arquitetura modernista brasileira.

O objetivo da visita foi avaliar a escultura “Tortura Nunca Mais”, instalada no espaço, com vistas ao reconhecimento oficial da autoria de Oscar Niemeyer. A peça, de forte valor histórico e simbólico, foi projetada pelo arquiteto em defesa dos direitos humanos e contra os abusos cometidos durante a ditadura militar.

Segundo Jair Valera, a trajetória da obra até Brusque reflete sua relevância: “Essa obra é importante porque o Niemeyer nunca conseguiu implantá-la em outros lugares. Ele doou para o grupo Tortura Nunca Mais, tentaram realizar em Brasília e no Rio, mas foi vetada durante a ditadura. Conseguiram fazer aqui, em Brusque, e isso foi uma verdadeira proeza”, destacou. Apesar de apontar questões de proporção na escultura, Valera ressaltou que a essência da obra está preservada: “Representa o que representa: Tortura nunca mais. Eu gostei”, afirmou.

Para o diretor-geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Balbinot, a visita marca um passo importante para consolidar o Parque das Esculturas como referência internacional: “Esse contato com o escritório que representa o legado de Oscar Niemeyer vem sendo construído há meses. A visita de hoje reforça o caminho para o reconhecimento oficial da obra, o que dará ainda mais valor ao parque, que já conta com o reconhecimento das obras de Almicar de Castro e Xico Stockinger.”, disse.

Além da agenda em Brusque, Kadu Niemeyer e Jair Valera participaram, na segunda-feira (18), uma palestra na Unifebe, que reuniu mais de 100 alunos do curso de arquitetura. O encontro promoveu um momento de troca de experiências e reflexão sobre o legado do arquiteto brasileiro mais reconhecido mundialmente.

Com os encaminhamentos pós-visita, a expectativa é que, nas próximas semanas, Brusque receba o reconhecimento oficial da obra “Tortura Nunca Mais” como parte do catálogo do escritório Oscar Niemeyer. Esta ação faz parte do processo de musealização e tombamento das Esculturas dos simpósios que é o passo que antecede a criação do museu internacional do Parque das Esculturas.

Mulher é atacada com barra de ferro pelo ex-namorado

Uma mulher foi vítima de agressão na manhã desta terça-feira (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, ela foi atacada com uma barra de ferro pelo ex-namorado, por volta das 7h30, no Centro de Guaraciaba, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. A vítima foi encontrada sentada na calçada, consciente, porém com tontura e um corte na cabeça com sangramento ativo, provocado pelo impacto do objeto usado na agressão. De acordo com o...
Continuar lendo...

Setram realiza fiscalização de combate aos escapamentos irregulares

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), realizou na última sexta-feira (15) duas operações de fiscalização voltadas ao combate de escapamentos adulterados. As ações ocorreram pela manhã, no bairro Bateas, e à tarde, em Santa Terezinha. A ação tem como objetivo reduzir a poluição sonora e aumentar a segurança no tráfego...
Continuar lendo...

Homem com mandado por estupro de vulnerável é preso em Guabiruba

Na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 16h30, a Polícia Militar de Guabiruba cumpriu um mandado de prisão no Centro da cidade. Durante a abordagem, os policiais identificaram um homem de 52 anos, contra o qual havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável Após ser detido, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque.
Continuar lendo...