A formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca condições meteorológicas adversas em Santa Catarina nesta semana. O fenômeno deve trazer ventos intensos, temporais isolados, chuva persistente em algumas regiões e mar agitado, aumentando o risco para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica.
Segundo a Defesa Civil de SC, ao longo de quarta-feira (20), os ventos podem atingir rajadas em torno de 70 km/h, com possibilidade de valores ainda mais altos nas áreas mais elevadas do estado. Nas regiões da Grande Florianópolis, do Baixo e Médio Vale do Itajaí e do Litoral Norte, os ventos, que vêm do mar, aumentam o transporte de umidade do oceano para o continente. Isso provoca chuva persistente, com risco baixo a moderado para alagamentos.
A partir da madrugada de quarta, o ciclone associado a uma frente fria favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões, especialmente no Oeste. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais, destelhamentos e queda de árvores.
Já a quinta-feira (21) deve começar com tempo estável e com sol em todas as regiões do estado, o que favorece a elevação rápida da temperatura. Esse calor, combinado com a umidade trazida pelos ventos quentes, aumenta a chance de pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste do estado. A instabilidade retorna na sexta-feira (22), devido à formação de uma nova frente fria, com previsão de chuva e temporais em todas regiões de Santa Catarina.