Os descendentes de poloneses ou interessados na cultura do país poderão desfrutar de um final de semana típico ‘polaco’. Neste sábado e domingo (23 e 24), a Fundação José Walendowsky estará promovendo o seu 16° Evento Cultural Polonês, com direito a músicas tradicionais, danças folclóricas, gastronomia e até cânticos mesclados com o idioma eslavo.
Sobre o tema, a bancada do Rádio Revista conversou, na manhã desta quarta-feira (20), com o presidente da entidade, Luis Antonio Loyola Walendowsky, e com o organizador Jair Proença.
A programação começa no sábado (23), às 19h, no Instituto Aldo Krieger, com a apresentação do grupo Karolinka, de São Mateus do Sul, que une coral e danças folclóricas. No domingo (24), a missa será celebrada na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, marcada por um diferencial: cânticos em polonês e português.
O evento é alusivo aos 156 anos da imigração polonesa no Brasil, e promete contar com um número expressivo de pessoas, conforme a estimativa de 2024. “Ano passado, nós tivemos cerca de 500 pessoas. Mas se contar com sábado e domingo nós tivemos mais de 800 pessoas”, afirmou Proença.
Raízes
A data também resgata a memória da imigração polonesa, iniciada em Brusque em 1869. A primeira leva de imigrantes, porém, não se adaptou ao relevo local e seguiu para Curitiba. Já a segunda leva, em 1889, fixou-se na região e contribuiu decisivamente para o setor têxtil. “Os primeiros chegaram em 1869, mas não se adaptaram ao terreno; já em 1889 veio a segunda leva, responsável pelo conhecimento têxtil que ajudou a transformar Brusque”, explicou Proença.
Além das celebrações, a Fundação José Walendowsky prepara uma novidade: a chegada de uma professora de polonês em setembro, que ficará durante 12 meses na cidade. O curso será gratuito, aberto a todos, e dividido em três níveis. “Ela vai ficar um ano morando aqui em Brusque para ensinar o polonês a todos os moradores da cidade e da região”, detalhou Walendowsky. A professora já tem experiência no Brasil, inclusive em Áurea (RS), e vem com a família.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação José Walendowsky, a Fundação Cultural de Brusque e o consulado da Polônia em Curitiba.
Programação
23/08 – Sábado
19h às 22h – Apresentação do coral e dança do grupo folclórico Karolinka
Local: Instituto Aldo Krieger
24/08 – Domingo
08h – Início dos festejos
09h - Missa em ação de graças pelos 156 anos da imigração polonesa no Brasil, com a participação dos grupos Wisła e Karolinka
Local: Igreja Matriz São Luiz Gonzaga
10h30 – Serviço completo de bar e cozinha
12h – Almoço buffet livre
15h - Encerramento
Bilhetes
Aos interessados em adquirir o cartão do almoço para domingo, os bilhetes estarão disponíveis na Paróquia São Luiz Gonzaga, no dia. De forma antecipada, ficarão à venda no Autoposto Opa, no posto Dom Joaquim, no Autoposto Vale Europeu, no Steffen, e no escritório da WDCom.




