(VÍDEO) 16ª edição do Evento Cultural Polonês promete fim de semana imersivo

Os descendentes de poloneses ou interessados na cultura do país poderão desfrutar de um final de semana típico ‘polaco’. Neste sábado e domingo (23 e 24), a Fundação José Walendowsky estará promovendo o seu 16° Evento Cultural Polonês, com direito a músicas tradicionais, danças folclóricas, gastronomia e até cânticos mesclados com o idioma eslavo.

Sobre o tema, a bancada do Rádio Revista conversou, na manhã desta quarta-feira (20), com o presidente da entidade, Luis Antonio Loyola Walendowsky, e com o organizador Jair Proença.

A programação começa no sábado (23), às 19h, no Instituto Aldo Krieger, com a apresentação do grupo Karolinka, de São Mateus do Sul, que une coral e danças folclóricas. No domingo (24), a missa será celebrada na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, marcada por um diferencial: cânticos em polonês e português.

O evento é alusivo aos 156 anos da imigração polonesa no Brasil, e promete contar com um número expressivo de pessoas, conforme a estimativa de 2024. “Ano passado, nós tivemos cerca de 500 pessoas. Mas se contar com sábado e domingo nós tivemos mais de 800 pessoas”, afirmou Proença.

Raízes

A data também resgata a memória da imigração polonesa, iniciada em Brusque em 1869. A primeira leva de imigrantes, porém, não se adaptou ao relevo local e seguiu para Curitiba. Já a segunda leva, em 1889, fixou-se na região e contribuiu decisivamente para o setor têxtil. “Os primeiros chegaram em 1869, mas não se adaptaram ao terreno; já em 1889 veio a segunda leva, responsável pelo conhecimento têxtil que ajudou a transformar Brusque”, explicou Proença.

Além das celebrações, a Fundação José Walendowsky prepara uma novidade: a chegada de uma professora de polonês em setembro, que ficará durante 12 meses na cidade. O curso será gratuito, aberto a todos, e dividido em três níveis. “Ela vai ficar um ano morando aqui em Brusque para ensinar o polonês a todos os moradores da cidade e da região”, detalhou Walendowsky. A professora já tem experiência no Brasil, inclusive em Áurea (RS), e vem com a família.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação José Walendowsky, a Fundação Cultural de Brusque e o consulado da Polônia em Curitiba.

Programação

23/08 – Sábado

19h às 22h – Apresentação do coral e dança do grupo folclórico Karolinka

Local: Instituto Aldo Krieger

24/08 – Domingo

08h – Início dos festejos

09h - Missa em ação de graças pelos 156 anos da imigração polonesa no Brasil, com a participação dos grupos Wisła e Karolinka

Local: Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

10h30 – Serviço completo de bar e cozinha

12h – Almoço buffet livre

15h - Encerramento

Bilhetes

Aos interessados em adquirir o cartão do almoço para domingo, os bilhetes estarão disponíveis na Paróquia São Luiz Gonzaga, no dia. De forma antecipada, ficarão à venda no Autoposto Opa, no posto Dom Joaquim, no Autoposto Vale Europeu, no Steffen, e no escritório da WDCom.

Torturador é preso pela polícia durante cumprimento de mandado

Um homem procurado pela Justiça foi preso na tarde desta terça-feira (19), por volta das 14h, na área central de Gaspar. Ele foi condenado a mais de 10 anos de prisão, através da Lei 9.455/1997. A Polícia Militar cumpriu o mandado. Segundo o relatório, a guarnição recebeu informações da Agência de Inteligência de que o condutor de um veículo teria uma ordem judicial contra si. Em buscas, os...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Motociclista "chutado" bate na traseira do carro no Guarani, diz motorista

Um acidente entre moto e carro deixou um ferido e danos materiais na manhã desta quarta-feira (20), em Brusque. O fato foi registrado por volta das 08h10, na Rua Francisco Petruski, no bairro Guarani, próximo ao Portal. A Cidade FM esteve no local e apurou que o motociclista, de 27 anos, sofreu um ferimento na perna e foi atendido pelos bombeiros. Já a moto, com placa Mercosul, ficou destruída. O veículo, um Civic de cor preta, sofreu danos na lataria....
Continuar lendo...

Licitação do transporte público prevê tarifa a R$ 3,50 e possibilidade de subsídio

Nessa quarta-feira (20), foi aberta a licitação destinada às empresas interessadas em operar o transporte público e coletivo de Brusque. O prazo finaliza em 20 de outubro, e a concessão terá duração de 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10 anos. A Cidade FM teve acesso ao documento que apresenta os números atuais do sistema: hoje a frota conta com 27 veículos em circulação e 2 de...
Continuar lendo...