UNIFEBE recebe herdeiros do legado de Oscar Niemeyer

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE receberam na noite desta segunda-feira (18), Kadu Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, e o arquiteto Jair Varela, colega de do maior arquiteto brasileiro trabalho há mais de 40 anos.  

Em um bate-papo com os estudantes, Kadu falou sobre a relação com o avô com quem morou no Brasil e no exterior desde a adolescência. Fotógrafo de arquitetura, ele falou sobre o seu amor pela fotografia e sobre o seu olhar apurado para as formas das edificações herdado de Oscar. “Foi ele quem me ensinou a fotografar e a explorar diferentes ângulos para, de fato, mostrar a arte existente na arquitetura”, revelou Kadu. 

Hoje, o fotógrafo mantém vivo o legado do avô, administrando o escritório do arquiteto. Durante a conversa, Kadu apresentou alguns projetos icônicos do avô que estão em tratativas para serem executados em Maricá, no Rio de Janeiro. 

O desenho como expressão da criatividade e a visão espacial de Oscar Niemeyer em cada um de seus projetos foram algumas das qualidades relembradas com carinho pelo colega de trabalho, Jair Varela. O arquiteto apresentou os últimos três projetos feitos manualmente por Oscar. Dentre eles, o da Vinícola Chateau La Coste, na França, e o do Centro Musical solicitado pelo rei do Marrocos. 

O projeto “A esfera”, desenvolvido em Leipzig, na Alemanha, encheu os olhos dos estudantes que visualizaram os croquis, fotos das maquetes, do projeto em execução e da obra pronta. Encomendada pelo proprietário da empresa alemã Kirow, para ser um restaurante anexo à sua sede, a obra se sobressai entre os prédios centenários da região. Uma verdadeira esfera, flutuante e moderna, feita de concreto e vidro. 

“Oscar recebeu no Brasil um alemão que veio ao país para conhecer suas principais obras em Brasília e no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele disse que gostaria de um projeto para a sua empresa. Fui para a Alemanha e percebi que não havia espaço entre as edificações. Cheguei ao Rio e contei para o Oscar. Depois de dias pensando, ele me disse que tinha a solução: construir uma esfera que flutuasse sobre o complexo industrial”, contou Varela. A obra foi executada após a morte de Oscar e acompanhada de perto por Varela. Hoje, “A Esfera” é uma verdadeira obra de arte, marcada na história como o último projeto de Niemeyer. 

Como inspiração para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Varela lembrou que Oscar desenhava mesmo sem clientes e, após cada croqui, escrevia um texto sobre sua criação e lia em voz alta. Caso o texto o convencesse, de fato a ideia deveria seguir. “O compromisso estético que ele adotou desde o início da sua carreira o mantinha jovem aos cem anos de idade. Mesmo com tanto tempo de convivência, a cada novo projeto eu me emocionava ao vê-lo criar”, acrescentou Varela. 

Para o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, a roda de conversa enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. “É muito gratificante perceber que tudo o que falamos em sala de aula foi comentado ali, como o processo criativo, o desenvolvimento de croquis e o uso da maquete para estudos do projeto. Isso chancela o que nós solicitamos aos nossos acadêmicos a serem desenvolvidos no processo de elaboração de projetos arquitetônicos”, comentou o professor. 

A presença dos convidados foi celebrada pela reitora da UNIFEBE, a professora Rosemari Glatz. “É uma honra para a nossa instituição poder trazer essas pessoas com tanto conhecimento e experiência para compartilhar com os nossos alunos. Nossa cidade tem uma forte ligação com o maior arquiteto do Brasil, e receber o neto e o colega de trabalho de Oscar Niemeyer em nossa casa torna esse momento ímpar para a história da instituição, para o curso de Arquitetura e também para a própria cidade”, concluiu a reitora.

Pit bull ataca criança e cão é morto após agredir socorristas

Na noite de terça-feira (19), por volta das 21h, a Polícia Militar foi acionada após um cachorro, aparentemente da raça Pit Bull, ter atacado uma criança, causando ferimentos em um dos braços devido à mordida. O acidente aconteceu Praça do Céu, no bairro Ipiranga, em São José. Durante o atendimento do SAMU, o animal tornou-se novamente agressivo, tentando atacar os socorristas. Diante do risco à...
Continuar lendo...

Mulher morre após colisão entre moto e caminhão

Um grave acidente de trânsito deixou uma motociclista de 37 anos em estado crítico na manhã desta quarta-feira (20), em Camboriú. A batida entre uma moto e um caminhão aconteceu por volta das 07h, na Rua Henrique Coppi, no Centro. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local os socorristas encontraram uma mulher de 37 anos caída na via, inconsciente e em parada cardiorrespiratória. A vítima apresentava sangramento...
Continuar lendo...

Suspeito de ordenar execução de empresário com 18 tiros é preso

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, deflagrou na tarde da última terça-feira (19) uma operação que resultou na prisão de dois suspeitos de envolvimento em um homicídio ocorrido no município no dia 3 de fevereiro deste ano. Na ocasião, a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo ao sair de uma academia...
Continuar lendo...