A Unimed Brusque realizou mais uma importante entrega por meio da campanha “Eu ajudo na Lata - Lacres que transformam”, que arrecada lacres de alumínio para a compra de cadeiras de rodas a pessoas com deficiência. Desta vez, o beneficiado foi Aderlan Filipe Santos Souza, de 19 anos, morador de Brusque e atendido pela APAE desde 2010.
Aderlan nasceu com encefalopatia crônica não progressiva, microcefalia, retardo mental severo e epilepsia de difícil controle. Ele é dependente total nas atividades do dia a dia e já fez uso de cadeira de rodas para locomoção. Recentemente, a família enfrentava uma situação delicada: sem a cadeira, o jovem estava impossibilitado de realizar sessões de fisioterapia e outros atendimentos fundamentais para sua qualidade de vida.
A entrega da cadeira representa um alívio e uma esperança para a mãe, Andréa Santos da Conceição de Souza, que cuida de Aderlan com dedicação integral. “Ele depende totalmente de mim. As rotinas com ele são como as de um bebê. A falta da cadeira impede até mesmo que ele continuasse o acompanhamento na APAE”, conta ela.
O Diretor-Superintendente da Unimed Brusque, Dr. Mauro Cesar Flores, reforça a importância da iniciativa. “Para nós, é uma enorme gratificação poder realizar essa campanha ao lado da comunidade. Cada cadeira entregue representa não apenas um recurso de mobilidade, mas também mais dignidade, inclusão e esperança para quem recebe. Acreditamos que ações como essa mostram a força da união e do cooperativismo, e nos enchem de orgulho por poder ajudar tantas pessoas.”
A campanha, criada pela Unimed do Brasil e executada pela Unimed Brusque desde 2014, engaja toda a comunidade da região. “Cada lacre carrega solidariedade e empatia, formando uma grande corrente do bem. Estamos muito felizes por poder entregar esta cadeira ao Aderlan e, ao mesmo tempo, incentivar um gesto de cuidado com o meio ambiente, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações”, destaca Silvana Hochsprung Miguel, da responsabilidade social da cooperativa.
Desde o início, as arrecadações somam mais de 9 toneladas de lacres e 11 cadeiras de rodas adaptadas entregues com o apoio da comunidade. A campanha ganhou força com a parceria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá, ACIBr, que logo se engajou na campanha, intensificou a rede de pontos de coleta e assumiu a gestão dos recursos financeiros para a ação. “Cada pessoa que ajudou com um só lacre já faz parte deste projeto. Esta entrega é a prova do potencial das pequenas atitudes que, quando somadas, são capazes de transformar vidas”, destacou o presidente da entidade, Marlon Sassi. Também são apoiadores da campanha o Lions Clube, Apae, Escola Charlotte e o Movimento de Campistas.
Além de contribuir para o meio ambiente, o gesto de juntar lacres se transforma em uma corrente de solidariedade que muda vidas. A Unimed reforça o convite para que mais pessoas participem da ação, juntando lacres e incentivando familiares e amigos a fazerem o mesmo. Os lacres podem ser entregues nas unidades da Unimed de Brusque, Guabiruba e São João Batista e também nos pontos de coleta da ACIBr e dos demais apoiadores.