Durante a semana, o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição do grupo terapêutico reflexivo Chá de Rosas. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e contou com a participação de cerca de 15 pessoas.
O objetivo da atividade foi conscientizar sobre a campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, e reforçar a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção. As participantes também receberam folders informativos com orientações sobre locais de atendimento, serviços de acolhimento e canais de denúncia, como o Disque 180.
O encontro contou com a participação da psicóloga Sabrina Andriani e da assistente social Érika Cunico que explicaram sobre a temática. Ao final, cada mulher pôde compartilhar seus momentos de superação, fortalecendo laços de solidariedade e acolhimento.
O grupo realiza encontros desde outubro de 2024, reunindo-se mensalmente com temas voltados ao fortalecimento, acolhimento e desabafo das mulheres que vivenciaram situações delicadas de violência. As reuniões funcionam como espaço de escuta e rede de apoio.
“Essas mulheres são verdadeiras guerreiras, que hoje se reconhecem como empoderadas dentro de suas histórias e trajetórias de vida. A coragem e a iniciativa de buscar ajuda e apoio nas instituições que atuam na temática da violência são atitudes de grande relevância”, comentou a psicóloga do SAVS, Lucimara Pavesi.
“Além disso, o grupo tem um papel essencial na visibilidade das informações, para que outras mulheres que sofrem violência possam se sentir encorajadas a procurar apoio nas instituições especializadas”, complementou Lucimara.
O serviço está localizado na Rua Vendelino Maffezzolli, 215, no mesmo prédio do Pronto Atendimento da Santa Terezinha. O contato pode ser feito pelo WhatsApp +55 (47) 3255-6896 ou pelo canal de apoio https://bio.site/agostolilas
Quem estiver vivendo ou presenciando alguma situação de violência deve denunciar pelo Disque 180.