Um homem foi preso e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Balneário Camboriú na manhã desta quinta-feira, durante a Operação Credencial Fantasma. A ação é conduzida pelo CyberGAECO, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com o Departamento de Investigação Criminal (DIC) de São José.
A investigação apura a atuação de um grupo criminoso de alcance nacional, especializado em ataques cibernéticos contra instituições financeiras e órgãos públicos.
Segundo o MPSC, o grupo teria invadido o sistema de pagamentos da Prefeitura de São José, utilizando credenciais obtidas de forma fraudulenta. Com os acessos, foram criados novos usuários e autorizações para liberar pagamentos indevidos.
Foram identificadas 11 tentativas de ordens fraudulentas, que somavam R$ 2,5 milhões. Apenas uma foi concluída, gerando prejuízo de R$ 85 mil aos cofres públicos.
De acordo com a apuração, os criminosos obtiveram as credenciais de servidores municipais por meio de ataques de phishing — técnica em que vítimas são induzidas a fornecer informações sensíveis ou executar ações que comprometem a segurança dos sistemas.