(VÍDEO) "Acredito que vai ser a melhor Fenarreco dos últimos 20 anos", avalia presidente do Sindibebidas
A Fenarreco 2025 promete ser histórica para Brusque. A afirmação foi feita por Fernando de Oliveira, dono da Zehn Bier e presidente do SindiBebidas de Santa Catarina, entrevistado no programa Rádio Revista Cidade na manhã desta terça-feira (26). “Nós vamos fazer uma festa que acredito que será a melhor Fenarreco dos últimos 20 anos”, disse.
Segundo ele, a união das cervejarias e a valorização da produção local devem movimentar a economia brusquense durante todo o período da festa. A expectativa é de que os visitantes encontrem não apenas chope de qualidade, mas também uma praça gastronômica repaginada, com pratos típicos preparados por empreendimentos da própria cidade.
Fernando destacou que o novo formato começou a ser construído a partir de discussões que tiveram início ainda no estúdio da Cidade FM. “Foi aqui que demos o primeiro passo, mostrando um lado que talvez muita gente não estivesse percebendo. A partir disso, conseguimos sensibilizar o poder público e chegar nesse modelo diferente de festa”, contou.
Além da Fenarreco, Fernando falou sobre os desafios à frente do Sindicato das Empresas Produtoras de Bebidas de Santa Catarina. Ele ressaltou que a entidade busca ampliar a representatividade do setor, fortalecer parcerias e encontrar alternativas para enfrentar a alta carga tributária, que chega a 54% em cervejas e até 75% em destilados. “O que nós vamos buscar – assim que começar a ser implementado a transição para a nova tributação, que começa já a partir do ano que vem – um ambiente satisfatório e que consiga, pelo menos, preservar a grande parte das pequenas e médias empresas do nosso setor”, avaliou.
Outro ponto citado foi a necessidade de estimular uma concorrência leal, combatendo práticas como a sonegação e enfrentando problemas recorrentes, como o roubo de equipamentos das cervejarias. Fernando disse que pretende investir em compras coletivas de insumos para reduzir custos dos associados e trabalhar junto ao poder público em defesa do setor.



